Os carros são, inegavelmente, uma parcela muito importante das nossas rotinas. E, mesmo que todos tenhamos o conhecimento sobre como eles funcionam e o básico da mecânica, existem muitos fatos históricos a respeito dos carros que a maioria das pessoas não sabe. Foi pensando nisso que a RB Multimarcas preparou um texto com 10 curiosidades sobre carros que você (provavelmente) não sabia!

Continue a leitura e confira todas as curiosidades sobre carros que nós separamos!

 

10 curiosidades sobre carros

 

1. Primeiros acidentes

O primeiro acidente em um veículo movido a vapor aconteceu em 1769, em Paris, sob a incrível velocidade de 4 km/h, quando o condutor colidiu com uma árvore. Aqui no Brasil, o primeiro acidente aconteceu mais de um século depois: em 1897, um condutor também se chocou contra uma árvore. O que chama a atenção aqui é a identidade do condutor: Olavo Bilac, famoso poeta e compositor do hino à bandeira.

 

2. Acessórios essenciais

Alguns acessórios, hoje, são considerados indispensáveis para o bom funcionamento dos veículos. No entanto, muitos deles não existem desde a criação dos carros. Os limpadores de para-brisa não existiam até o ano de 1903, quando foram inventados pela americana Mary Anderson. Da mesma forma, o espelho retrovisor só foi inventado em 1906, por Alfred Faucher.

 

3. Crescimento do número de carros

O ritmo de crescimento da quantidade de carros no mundo é maior que o da quantidade de pessoas. Enquanto em 2016 o número estimado de carros em todo o planeta era de 1 bilhão, estima-se que até 2030 existirão pelo menos 2 bilhões. Neste cenário, Mônaco é o país com mais carros por mil habitantes: 899.

 

4. Carro mais caro e mais veloz do mundo

Pertence à Bugatti o título de carro mais caro do mundo. Trata-se de seu Royale Kellner Coupe, de 1931, vendido por quase 8 milhões de dólares. Outro modelo da Bugatti recebeu a honraria de carro superesportivo comercial mais rápido do mundo: o Veyron 16.4 Super Sport já atingiu a marca de 431,07 km/h.

 

5. Carro mais vendido do mundo

A Toyota é a montadora que mais fabrica e que mais vende carros em todo o mundo. Em média, são 13 mil veículos produzidos por dia. No entanto, o título de carro mais vendido do mundo é da Ford: a picape F-Series já vendeu mais de 34 milhões de unidades desde que foi criada em 1948.

 

6. Multa mais cara da história

A multa de trânsito mais cara da qual se tem conhecimento é de valores astronômicos. Estamos falando de uma infração cometida na Suíça, onde os valores a serem pagos são proporcionais à renda dos infratores. Certa vez, um milionário suíço precisou pagar 1 milhão de dólares por furar um sinal vermelho.

 

7. Primeira multa registrada

Já a primeira multa registrada da história, por sua vez, foi emitida nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Dayton, no estado de Ohio. A infração cometida foi a condução em excesso de velocidade: 25 km/h.

 

8. Maior número de acidentes

Outro recorde não muito positivo também pertence aos condutores dos Estados Unidos. Em média, a cada 12 minutos ocorre um acidente fatal no país. Para se ter uma noção do quanto a combinação álcool e direção é perigosa, um terço destes acidentes é provocado por motoristas alcoolizados.

 

9. Piores trânsitos

A China é o país que apresenta os dados mais chocantes sobre engarrafamentos. Foi lá que o maior engarrafamento conhecido da história aconteceu: o trânsito ficou parado por um mês. Para se ter uma noção da gravidade, em Xangai foi instaurada uma lei que limita em 100 mil a quantidade de novas licenças para dirigir por ano.

 

10. Linha de produção

A montagem de um carro em linha demora aproximadamente 24 horas. De todo esse tempo, 10 horas vão apenas no processo de pintura.

 

 

E aí, já sabia de alguma dessas curiosidades sobre carros? Estes veículos estão presentes nas nossas vidas há tanto tempo que muitas vezes nós não paramos para pensar a respeito desse tipo de fato. Se você gostou deste texto e quer receber mais, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!