As peças do nosso carro têm uma vida útil programada, que varia de acordo com o uso e manutenção do veículo. No blog de hoje, você vai conferir 10 dicas para evitar o desgaste do seu carro e assim economizar futuramente.

Mantenha os pneus calibrados

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter com o carro é manter os pneus calibrados. Quando estão descalibrados, acabam danificando as peças e também produzem um gasto maior em relação ao combustível. Economicamente falando, logo, gastar com combustível será frequente e também incômodo.

Mantenha o alinhamento e o balanceamento dos pneus em dia

Item importante para o carro, os pneus, além de calibrados, precisam estar com o alinhamento em dia. O motorista percebe a hora de realizar a manutenção quando conduz o carro em linha reta e o mesmo puxa para um dos lados.

Além disso, é importante verificar o balanceamento da roda e do pneu, para assim dirigir com segurança e com mais leveza. Quando não é feito o balanceamento em dia, ocorre trepidação na direção do carro.

Atente-se ao rodízio de pneus

Ainda sobre a importância dos cuidados com os pneus, é necessário fazer corretamente o rodízio dos mesmos. É muito comum ocorrer desgaste em carros com tração dianteira, já que os pneus dianteiros desgastam mais rapidamente que os traseiros, por causa da força e esforço na direção, além do torque do motor. Logo, o rodízio ajuda a equilibrar ambos.

Cuidado ao substituir os pneus

Na hora de trocar um pneu que está desgastado em relação aos outros, é essencial que substitua para o mesmo modelo e marca. Por existirem diversos modelos, a disposição pode não ser a mesma, logo, ao escolher o mesmo modelo, não se corre o risco de desgastar ainda mais os pneus.

Não esqueça de fazer manutenção regularmente

Para se evitar problemas e desgastes futuros, a manutenção de forma regular é essencial para o seu carro. Alguns itens precisam ser verificados ou trocados na manutenção, como o óleo, o fluído de freio e o filtro de ar; a limpeza no sistema de arrefecimento; a substituição das velas, e muitas outras peças, que variam de acordo com o modelo e quilometragem de cada carro.

Troque as machas corretamente

A troca de marchas feita de forma incorreta parece ser uma prática inofensiva, porém é um dos fatores que pode desgastar o seu carro. Feita de forma simples e automática, o motorista acaba trocando a marcha no momento errado, e assim provoca mais força no carro. Além da força excessiva, o carro consome mais combustível, compromete o desempenho do carro e a vida útil dele. Para evitar então o desgaste, troque as marchas corretamente.

Dirija em velocidade moderada e evite freadas bruscas

Dirigir em alta velocidade e arrancar e frear bruscamente prejudicam muito o seu carro. Ao praticá-las, você provoca maior atrito entre as partes móveis do carro, e assim gera desgaste no motor.

Além disso, as constantes freadas e arrancadas bruscas prejudicam o sistema de freios, desgastam os pneus e aumentam o consumo de combustível.

Cheque os líquidos do veículo regularmente

É importante fazer uma revisão em seu carro e também checar os líquidos regularmente para se evitar o desgaste do carro. Observe corretamente como estão o nível da água e do aditivo, os níveis do fluido e do freio, a direção hidráulica e os óleos do motor e do câmbio, dentre outros fatores.

Mantenha também o sistema de resfriamento em dia, pois não ter esse cuidado pode provocar superaquecimento.

Abasteça apenas em postos confiáveis

Um grande malefício que provoca o desgaste do seu carro é o combustível adulterado, geralmente composto por querosene e água. Portanto, abasteça apenas em postos confiáveis, que tenham selos visíveis da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Quando o carro está abastecido com combustível adulterado, isto provoca danos ao motor e o aumento de consumo.

Não carregue tanto peso no carro

Para evitar o desgaste do seu carro, não carregue uma grande quantidade de peso. Parece ser algo inofensivo, mas que além de comprometer o motor, ainda aumenta o consumo de combustível e provoca desgaste nos pneus.

Para evitar o desgaste da embreagem e limpar corretamente o seu carro, confira as nossas dicas no blog.

Está procurando um carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.