Que a popularidade do câmbio automático vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, todos sabem. Cada vez mais presentes em todos os tipos de carros, ele, que tinha o status de item de luxo até pouco tempo atrás, hoje já está presente na rotina de uma parte significativa dos condutores de todo o país.

Mas você sabia, por exemplo, que o câmbio automático foi inventado por dois brasileiros? É isso mesmo! E mais surpreendente ainda: em 1932! José Braz Araripe e Fernando Lemos, os criadores do sistema, venderam-o para a General Motors, que passou a produzir com ele 7 anos depois.

E quanto às vantagens deste câmbio, você sabe quais são? É exatamente sobre elas que a RB Multimarcas falará no texto de hoje! Se você quer entender mais a respeito deste que é um grande facilitador da rotina de muitos motoristas, continue a leitura abaixo!

 

Benefícios do câmbio automático

 

1. Segurança e praticidade

Além da segurança, a praticidade oferecida pelo câmbio automático é, provavelmente, a vantagem mais buscada por quem opta por veículos que contam com ele. É inegável a facilidade proporcionada pela ausência da necessidade de trocar as marchas manualmente, especialmente considerando o trânsito de horários de pico em grandes centros urbanos, por exemplo.

 

2. Suavidade

Um grande problema que incomoda muitas pessoas em automóveis com câmbio manual diz respeito aos trancos na troca de marchas, algo que não só é desconfortável, como também indica que a transmissão não está sendo feita 100% corretamente.

Por outro lado, isso não acontece no câmbio automático. A programação dos módulos e o conversor de torque propiciam tanto saída quanto mudança de marchas muito mais suaves.

 

3. Cada vez mais rapidez

Como já citamos anteriormente, o primeiro carro com câmbio automático foi inventado há 80 anos. De lá para cá, muitos foram os novos modelos de veículos que trouxeram a inovação, facilitando a vida de muitos motoristas e sempre fazendo com que o sistema evoluísse aos poucos.

Uma crítica comum ao câmbio automático é a falta de agilidade e de autonomia para a troca das marchas. Contudo, as trocas estão cada vez mais rápidas, aprimorando o desempenho do torque e reduzindo o tempo de aceleração.

 

4. Manutenção

Por fim, trouxemos uma vantagem que traz muita economia aos bolsos dos condutores de carros com câmbio automático: seu baixo índice de manutenção. Ainda que, quando se faz necessária, a manutenção deste câmbio seja um pouco mais cara, esta necessidade é bem menos frequente.

Caso tudo ocorra sem maiores problemas de qualidade ou até mesmo operação, o tempo de vida das peças de um câmbio automático pode chegar a até 150 mil km rodados.

 

E aqui na RB Multimarcas nós também temos opções de veículos com câmbio automático! Se você acha que está na hora de trocar de carro, pode contar com a gente para escolher a melhor alternativa para você. Aqui é possível encontrar automóveis de diversas categorias, incluindo hatch, sedan e SUV. Nós temos o seu modelo por aqui!

Gostou de entender um pouco melhor as vantagens do câmbio automático? Se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como este, acompanhe as principais redes sociais da RB Multimarcas! Nós estamos no Facebook e no Instagram.