Todos sabemos como dirigir é bom, encurtando distâncias e fazendo tudo ser mais rápido. Contudo, a estrada apresenta seus perigos, e evitar acidentes de trânsito é essencial para garantir a sua segurança e a de outras pessoas também.

Foi pensando nisso que a RB Multimarcas preparou este texto de hoje! Nele, nós daremos 5 dicas de como você pode evitar acidentes de trânsito e fazer com que sua experiência de dirigir seja a melhor e mais segura possível. Confira!

 

Como evitar acidentes de trânsito

 

1. Respeite as leis de trânsito

Este é o primeiro passo — e também o primeiro conteúdo visto na auto escola — para evitar acidentes no trânsito. As leis de trânsito foram desenvolvidas pensando no bem estar, no conforto e na segurança de cada motorista, e respeitá-las aumenta significativamente a segurança de todos os condutores em uma via.

Quando falamos em leis de trânsito, estamos incluindo todos os fatores que regulamentam a direção, entre eles as placas, as sinalizações de chão, as preferências, as sinaleiras, as faixas de pedestres e os limites de velocidade.

 

2. Não use o celular quando estiver dirigindo

Teoricamente esta é uma dica que nós não deveríamos nem precisar dar, pois é muito claro o perigo que a utilização dos celulares oferece. Contudo, o uso destes aparelhos é uma das maiores causas de acidentes atualmente, e falar sobre isso e aumentar a conscientização é fundamental.

Quando estamos com nossos celulares, nossa atenção — que deveria estar no trânsito — é desviada para as telas, o que faz com que o tempo de reação seja muito mais lento no caso de alguma situação que exija do motorista. Além disso, há o fator financeiro também: esta infração prevê multa de quase 300 reais e 7 pontos na carteira.

 

3. Mantenha uma distância segura

Você nunca sabe quando o veículo à sua frente — ou qualquer outro à frente dele — pode frear muito rapidamente. Em alguns casos, é possível que nem a maior atenção do mundo consiga evitar uma colisão. É por isso que esta dica é importantíssima. Evitar acidentes de trânsito é algo muito mais efetivo quando mantemos uma distância segura.

Vale citar que a dica é ainda mais relevante quando falamos dos dias chuvosos (ou caso a pista esteja molhada por algum outro motivo).

 

4. Esteja em condições de pegar o volante

Um ótimo exemplo disso é o cansaço e o sono. Evite dirigir quando não estiver se sentindo totalmente acordado, pois dormir no volante é algo que pode causar acidentes até mesmo fatais. Além disso, há também as condições físicas. Dirigir também exige esforços físicos do condutor, e é preciso estar bem para garantir segurança e evitar acidentes de trânsito.

 

5. Tenha as revisões sempre em dia

Por fim, a última dica diz respeito não ao condutor, mas sim ao carro. Afinal, você acha que adianta tomar todas as precauções que citamos anteriormente se o veículo pode apresentar um defeito e colocar a integridade de todos em risco? A segurança deve ser garantida com o conjunto de um condutor consciente e um carro revisado.

Ainda que o prazo preciso de revisão de cada veículo esteja especificado no seu manual, há um certo padrão que pode ser seguido. Recomenda-se que você leve seu carro para a revisão a cada 6 meses ou 10 mil km rodados — o que acontecer primeiro.

 

Gostou do texto de hoje? Para continuar recebendo este tipo de conteúdo, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!