Viagens de família são sempre uma diversão. No entanto, quando a família tem um animal de estimação, é preciso ter um pouco mais de cuidado. Afinal, você não vai deixar seu cão ou gato sozinho por uma semana — por exemplo —, certo? O ideal é levá-lo junto. E, para isso, deve-se seguir alguns passos para garantir uma boa experiência para o bichinho. Todo o processo de viajar com pet deve ser feito com bastante carinho.

E é exatamente sobre isso que a RB Multimarcas fala neste texto. Nós sabemos que viajar de carro é uma prática muito comum entre famílias, seja para passar uns dias na casa de um parente ou aproveitar uma semana de férias em um hotel ou pousada. Mas sabemos também que muitas dessas famílias têm seu bichinho de estimação e buscam as melhores formas de viajar com pet.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista com 5 dicas para viajar com pet. Assim, você garante a diversão da sua família e a melhor experiência para seu animal — que também faz parte dela. Continue a leitura e confira!

 

Confira as 5 dicas para viajar com pet

 

1. Acostume-o com o carro

Antes de pegar a estrada — visto que, muitas vezes, o destino é bem longe —, o primeiro a ser feito é acostumar o pet com o carro. Leve-o para pequenas voltas pela cidade por pelo menos um mês antes da viagem, numa frequência de uma ou duas vezes por semana.

Assim, ele já fica acostumado tanto com o ambiente do seu carro quanto com o movimento dele. Quando chegar a hora da viagem, a probabilidade de ele passar mal ou se sentir mais incomodado será bem mais baixa.

 

2. Garanta conforto e segurança

Além de acostumar, outra dica para viajar com pet e evitar que ele se sinta desconfortável é fazer de tudo para que ele se sinta confortável e seguro. Caso ele não goste das caixas de segurança, ele pode ir no colo de qualquer um que não seja o motorista. Dessa forma, ele irá se sentir mais aconchegado e “em casa”.

Contudo, o ideal mesmo é usar uma dessas caixas ou até mesmo um cinto de segurança para pets. Produtos como estes podem ser encontrados no mercado a preços acessíveis, e são eles a melhor maneira de garantir segurança.

 

3. Pare de vez em quando

Bichinhos de estimação, especialmente os cachorros, possuem suas necessidades — que devem ser feitas de vez em quando. Caso contrário, eles podem ficar muito estressados ou fazer no próprio carro.

Por isso, faça uma parada a cada hora ou hora e meia. Leve o pet para fora do carro, veja se ele precisa fazer e algo e não se esqueça de dar água a ele também.

 

4. Cuide com a alimentação

No dia de viajar com pet, é essencial cuidar com a alimentação dele. Isso porque dar uma alimentação pesada pode fazer com que ele fique enjoado no meio da viagem. Se isso vier a acontecer, a situação não será boa nem para ele e nem para você — já que há o risco de que ele vomite no carro.

Por isso, evite comidas pesadas e dê a última refeição pelo menos 4 horas antes, no caso de um cachorro. No caso de um gato, a recomendação é 2 horas antes.

 

5. Leve-o a um local seguro

Por fim, um detalhe importante nas dicas para viajar com pet: escolher um local seguro. Não estamos no melhor momento para fazer viagens, graças à pandemia do novo coronavírus. Ainda que o vírus não afete o seu bichinho de estimação, ele pode afetar você e sua família, e isso sim afeta seu pet, ainda que indiretamente.

Portanto, se for viajar agora ou em breve, evite locais que tenham outras pessoas por perto. Higienize suas mãos com frequência e mantenha o isolamento social de pessoas que não fazem parte da sua família. Seja responsável e garanta a segurança de todos!

 

E aí, gostou do texto? Esperamos que nossas dicas para viajar com pet tenham sido úteis para ajudar nas suas viagens! Caso queira receber mais conteúdo da RB Multimarcas, siga nosso Facebook e Instagram!