Muitas vezes o conhecimento popular prega peças, e mitos podem ser repassados por gerações a respeito de um assunto até que tenhamos conhecimento para contestar algo aprendido há anos. No texto de hoje mostraremos 7 mitos que já te contaram sobre carros. Confira:

1 – Intercalar álcool e gasolina em carros flex

Muitas pessoas dizem que é necessário intercalar encher o tanque com álcool e gasolina, até os mecânicos nos dizem isso muitas vezes, porém os fabricantes de motores não têm nenhuma recomendação nesse sentido, pois os motores foram feitos para rodar com qualquer um dos dois combustíveis a qualquer momento.

A prática nasceu no tempo dos primeiros carros flex, quando o álcool tinha baixo índice de lubricidade e alternar com a gasolina deixava a queima menos seca.

2 – Estacionar e deixar o carro automático somente na posição “P”

Alguns proprietários de carros automáticos, ao parar o veículo, deixam o câmbio na posição “P” e não puxam o freio de mão, achando que o carro já está travado. Ele até ficará parado, porém fazer isso repetidamente pode desgastar o câmbio do seu carro, ocasionando problemas futuros.

Mesmo com o câmbio na posição “P”, o recomendado é acionar o freio de mão para estabilizar o veículo de maneira apropriada.

3 – Esquentar o carro em dias frios

Lembra na sua infância quando nossos pais colocavam o carro para esquentar minutos antes de sairmos no inverno? Vai ficar como lembrança de infância, pois desde a evolução dos motores para injeção eletrônica e melhores bombas de gasolina e óleo isso não é mais necessário.

O atual sistema já distribui a mistura de maneira correta de acordo com a temperatura do motor, não sendo mais necessário ligarmos o carro antes. A única dica é manter o tanquinho de partida a frio sempre abastecido.

4 – Colocar em ponto morto em descidas

A injeção eletrônica já faz este trabalho nos carros atuais, cortando a injeção de combustível, visto que o movimento das rodas já é capaz de girar o motor. Ao colocar no neutro a injeção eletrônica aciona a bomba de combustível, então nos carros de hoje andar engatado é até melhor.

5 – Rotação baixa = menos desgaste

É claro que a rotação mais alta desgasta mais o motor devido a uma série de fatores. Entretanto, nunca se deve andar em uma marcha abaixo da rotação necessária para aquela velocidade, apesar das baixas rotações gastarem menos combustíveis que o motor em alta rotação. A baixa rotação pode forçar o motor e causar o desgaste de algumas peças. Tanto que o recomendado para carros que andam apenas em percursos curtos, é eventualmente pegar a estrada e esticar mais as marchas, “abrindo o motor”, como se dizia antigamente.

6 – O gás do ar-condicionado acaba ou tem prazo de validade

Isso só ocorre quando há vazamento, casso contrário, o ar condicionado deveria durar a vida útil do veículo.

7 – É recomendado acelerar o carro antes de desligar para lubrificar o motor

Não é uma prática recomendada pelos fabricantes, e na verdade o sistema enche de combustível quando isso ocorre, de certa forma até prejudicando a próxima partida.

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