A direção defensiva é um conceito importantíssimo aprendido ainda nas auto escolas. Com a rotina no trânsito, porém, muitas pessoas acabam não aplicando alguns de seus conceitos mais básicos. E foi pensando em relembrar algumas dicas de direção defensiva que a RB Multimarcas preparou o texto de hoje!

Continue a leitura abaixo e garanta mais segurança no trânsito para você e para todas as pessoas ao seu redor!

 

Definindo direção defensiva e seus tipos

A definição de direção defensiva não foge do que seu nome sugere, sendo um conjunto de condutas que tornam o trânsito mais seguro. No entanto, para não restar dúvidas, vamos ao que diz o Manual de Direção Defensiva do Denatran. De acordo com ele, ela “é a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Direção defensiva reúne as mais diversas ações de prevenção. Quando aplicada de forma correta, pode auxiliar na prevenção de acidentes, machucados sérios e, em muitos casos, até mesmo mortes.

Podemos dividir a direção defensiva em preventiva e corretiva. A preventiva inclui aquelas atitudes constantes, como ter a manutenção do veículo em dia e não deixar de usar o cinto de segurança, por exemplo. Já a corretiva são ações que o condutor deve tomar no caso de exposição a uma situação de perigo, algo que é facilitado quando se está sempre atento ao trânsito.

 

8 dicas de direção defensiva

 

1. Manutenção em dia

A primeira dica já começa bem antes de pegar a estrada. Entre outras coisas, nunca deixe de checar o nível do óleo, as palhetas dos limpadores e até o próprio combustível. Para ter uma avaliação mais completa, você sempre pode consultar um mecânico.

 

2. Uso indispensável do cinto de segurança

Esta é uma dica tão básica que nem deveria ser citada; ela é mais que obrigatória. Não é à toa que o uso dos cintos de segurança está previsto em lei para todas as vias do país desde 1997. Ele pode minimizar todo tipo de acidente e já salvou e continua salvando vidas.

 

3. Atenção constante no trânsito

Nós nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer. Um freio brusco de um veículo em alta velocidade à frente pode ser fatal para quem vem atrás sem prestar atenção. Estar sempre atento é o que permitirá que você tome a providência mais adequada em diferentes situações.

 

4. Preparo físico e emocional

Este é um ponto importante, mas que nem sempre recebe a devida atenção. Fisicamente, é recomendado evitar pegar o volante caso você esteja com dores que podem comprometer seus movimentos. Já no fator emocional, dirigir após uma briga ou receber uma notícia ruim pode ser um grande fator de desvio de atenção.

 

5. Comportamento amigável

Sempre que você puder colaborar com outros motoristas, faça isso. Um bom exemplo é ceder o espaço quando alguém buscar uma ultrapassagem. Além disso, sabe aquele motorista imprudente que vive fazendo o que não deve no trânsito? Outra dica é evitar discussões, pois isso pode expor ambos a situações de perigo.

 

6. Velocidade abaixo do limite

Diferentes vias têm diferentes limites de velocidade por um motivo. São pessoas que sabem o que estão fazendo que delimitam o quão rápido você deve ir para garantir a segurança de todos. Sendo assim, sempre respeite o limite de velocidade de onde você estiver.

 

7. Distância de segurança

Manter a distância de segurança é importante para evitar o mesmo problema que a atenção constante evita. No caso de uma frenagem repentina do veículo à sua frente, estar a uma distância suficientemente segura é o que previne uma colisão.

 

8. Cuidado redobrado na chuva

Como todos sabemos, dirigir na chuva é um desafio ainda maior que o habitual. Por isso, ao se ver em uma condução nesta situação climática, tome todas as precauções anteriores, se possível ainda mais.

 

 

E estas são algumas das principais dicas de direção defensiva para garantir sua segurança e de todos os envolvidos no trânsito. Gostou do texto de hoje? Então siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram para receber mais conteúdo como este!