Na última semana falamos aqui em nosso blog sobre a história da maior competição de rali das Américas e contamos as novidades do Rally dos Sertões 2019. Hoje vamos mostrar a importância do computador de bordo nessa aventura.

O que é computador de bordo?

O computador de bordo automotivo surgiu na década de 80 e, com o passar dos anos, se tornou um grande aliado dos motoristas devido a sua capacidade de transmitir importantes informações do automóvel, podendo revelar até mesmo um problema mais sério no veículo. O Fiat Prêmio, que chegou no País em 1985, foi o primeiro automóvel nacional a apresentar esse equipamento.

Se antes ele era visto como um mostrador básico, disponível apenas em modelos de carros mais sofisticados, hoje ele é um equipamento tradicional e já está presente em carros com valor mais acessível, como Chevrolet Ônix, Hyundai HB20 e Fiat Mobi.

Os primeiros computadores de bordo não eram muito precisos e só informavam dados de consumo e autonomia dos carros. Com o avanço da tecnologia e a evolução da internet e das mídias sociais, os modelos ganharam traços modernos e várias outras funções. Hoje é possível encontrar aparelhos com telas sensíveis ao toque e que são capazes de conectar com o celular permitindo que o condutor faça ligações, acesse músicas e fotos, dentre outras facilidades.

Como funciona o computador de bordo?

O computador de bordo exibe várias informações importantes ao motorista, como consumo, autonomia, velocidade, tempo de viagem, temperatura, dentre outras. O recurso hoje é capaz de exibir informações precisas de forma automática e é muito inteligente. Ele é capaz de fazer cálculos a cada segundo para ter números mais específicos.

O computador de bordo possui dois botões de controle, que geralmente estão localizados no console, no volante ou no painel. Um é responsável por zerar o cálculo de uma função, já o outro serve para passar de uma função para outra.

Funções do computador de bordo

As funções do computador de bordo são importantes aliadas do condutor, como já mencionamos anteriormente. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

– Consumo instantâneo: essa função é capaz de informar a eficiência energética do carro, já que ela mostra o consumo do veículo naquele exato momento, mudando a cada segundo ou até menos que isso. Essa função permite que o condutor faça uso do seu carro de forma mais econômica.

– Consumo médio: essa função informa o consumo médio do carro a partir de um certo momento, em um determinado trajeto, por exemplo. Se o condutor zerar a função ao abastecer seu carro, ele saberá qual a média do tanque. Se o indicador for zerado antes de dar início a um determinado trajeto, ele saberá o consumo do carro naquela rota específica.

– Tempo de viagem ou cronômetro: essa função indica o tempo de uso do carro. Ela faz uma estimativa do tempo gasto em um trajeto que o motorista já tenha realizado antes com a função ativada.

– Velocidade média: ao zerar essa função antes de uma viagem, é possível ver qual foi a velocidade média registrada, ou seja, quantos quilômetros foram percorridos por hora. Ela leva em consideração as paradas e os congestionamentos, por exemplo.

– Alerta de velocidade: essa função permite que o motorista controle a velocidade máxima a ser atingida. Ao programa-la, toda vez que o carro ultrapassar a velocidade máxima indicada pelo motorista, será emitido um alarme sonoro. Ela é ótima para evitar multas e ter mais segurança nas viagens.

– Autonomia: essa função mostra quantos quilômetros o motorista ainda pode rodar de acordo com o combustível que tem no tanque. Ela permite que o motorista saiba se será possível chegar ao seu destino ou se terá que abastecer antes. Esse número pode variar dependendo do combustível utilizado, do trajeto e condições da via, e do modo de dirigir do condutor.

– Temperatura externa: indica a temperatura fora do carro através de um sensor, localizado geralmente na parte inferior dianteira do veículo. Mas devido ao calor proporcionado pelo motor quente, ele não mostra a temperatura exata, e sim uma estimativa.

– Recursos multimídia: em carros mais modernos, o computador de bordo também apresenta vários recursos multimídia, como o navegador GPS, exibição da música que está tocando no rádio, número para o qual está fazendo ou recebendo uma ligação no celular através do pareamento via bluetooth, dentre outros.

– Pneus: alguns veículos possuem monitoramento da pressão dos pneus e, quando a pressão está abaixo do recomendado, a informação também é exibida na tela do computador de bordo.

– Hodômetro: essa função permite que o motorista saiba a quilometragem de um lugar a outro. É comum que o equipamento possua duas funções de hodômetro parcial para fazer duas medições ao mesmo tempo.

A importância do computador de bordo no Rally dos Sertões

Graças a todas essas funções oferecidas pelo computador de bordo, ele se tornou um equipamento essencial não só para os competidores do Rally dos Sertões, mas para todos os praticantes do rali em geral.

Antes de começarem as provas, os competidores recebem uma planilha da organização do evento com vários dados importantes do trajeto. Ao receber essas informações, o computador de bordo realiza todos os cálculos necessários para que a velocidade média da planilha seja sempre respeitada durante a prova. Além disso, são medidas a velocidade e o deslocamento, através de um sensor instalado no veículo, que permite informar exatamente a distância percorrida.

Através das informações exibidas pelo computador de bordo, o condutor pode verificar se está dentro do tempo ideal exigido pela organização do evento, e assim avaliar se está atrasado ou adiantado na competição; ele é informado sobre as mudanças da velocidade média exigida pela organização quando entra em outro trecho da prova; ele pode observar a distância já percorrida e quanto falta até o fim da prova; ele pode verificar a autonomia do carro; e ainda pode ficar atento a possíveis problemas no seu veículo.

Com o computador de bordo o competidor verifica a direção a ser seguida e recebe alertas de risco quando passa por trechos assim identificados pelos organizadores do evento. A utilização do equipamento é importante para que o condutor esteja sempre na marcha correta e conheça os limites para entrar em curvas, evitando assim que as rodas girem em falso, o que poderia acarretar em erros no hodômetro.

Vai competir em uma prova de rali? Não esqueça de investir em um bom computador de bordo! Mas lembre-se, existem modelos específicos para esse tipo de prova com materiais resistentes para qualquer ambiente que você encarar!

Você também é apaixonado pelo mundo das rodas como nós? Venha conhecer a RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas cinco lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Vale Auto Shopping, em Itajaí; e em Urubici.