Sempre que um veículo apresenta vazamentos, não estamos lidando com uma boa notícia. Afinal, isso quer dizer que há algo errado; se tudo estivesse como deveria estar, os líquidos em questão não estariam vazando. Porém, é preciso entender que os vazamentos no carro podem ser de diferentes líquidos, entre eles água, óleo e combustível — e é fundamental ter conhecimento e saber como identificar qual é o caso.

Na sequência deste texto, a RB Multimarcas te ajuda com isso. Falaremos sobre os tipos de vazamentos no carro, os possíveis problemas que os causam e ainda mostraremos também como identificar cada um deles.

Continue a leitura e confira!

 

Tipos de vazamentos no carro e como identificá-los

 

Vazamento de água

Em muitos casos, é possível observar a formação de poças d’água, que é muito fácil de ser identificada por não ser nem um pouco espessa e por não ter cor e cheiro característicos, no lado do passageiro. 

Quando em pouca quantidade, isso pode indicar apenas que o ar frio do ar condicionado passou por uma condensação e depois formou as pequenas poças. Por outro lado, no caso de a quantidade ser maior, é preciso ficar atento. Pode ser que não seja nada, mas é muito recomendado que se cheque todas as peças do veículo que contêm água.

Nos piores casos, isso pode significar problemas com o radiador que fica na cabine; ele é o responsável pelo aquecimento do ar.

Da mesma forma que o problema pode ser pequeno, ele também pode vir a ser grave; algo que poderá trazer muito mais prejuízos no futuro.

 

Vazamento de combustível

Existem dois grandes indicadores que sugerem um problema de vazamento de combustível. O primeiro deles é quando o carro começa a consumir muito mais do que o usual sem que haja algum motivo aparente e justificável. 

E o segundo é o aparecimento de poças embaixo do carro. Diferentemente do óleo e da água, o combustível possui um cheiro forte e muito característico, o que acusa a presença dele imediatamente.

Quando isso acontece, o mais importante não é tentar descobrir qual é o problema; mas sim ir diretamente para uma oficina de confiança. Isso porque não importa onde o problema está localizado; ele é altamente perigoso. É possível até mesmo que o combustível provoque um incêndio, colocando vidas em risco.

Este tipo de vazamento é gravíssimo e deve ser corrigido o quanto antes.

 

Vazamento de óleo

Carros são veículos que utilizam diversos tipos de óleos diferentes em suas peças. Por isso, o óleo é o líquido mais comum em vazamentos no carro. Para identificá-lo, basta observar o acúmulo de um líquido que não é incolor que nem a água e nem de cheiro forte que nem o combustível.

Alguns tipos de óleos e possíveis origens deles são:

 

  • de cor avermelhada ou castanha clara e fino: provavelmente originário da direção hidráulica;
  • de cor avermelhada e fino ou marrom e grosso: parecido com o óleo lubrificante da direção, mas, pode ser da transmissão, especialmente se estivermos tratando de um carro automático;
  • de transparente até marrom: pode vir direto do sistema de freio, tendo a sua causa diretamente ligada à segurança do veículo;
  • marrom claro ou preto: é o mais comum e quase sempre indica vazamento do óleo do motor.

 

Da mesma forma que nos casos anteriores, o recomendado é levar o veículo a uma oficina o quanto antes para evitar que problemas maiores consequentes dos vazamentos no carro venham a acontecer.

 

 

E você, já sabia como identificar os diferentes vazamentos no carro? Ter um conhecimento como este pode impedir a ocorrência de situações sérias; e foi exatamente por isso que nós fizemos questão de falar sobre o assunto. Caso tenha gostado do texto e queira continuar a receber nosso conteúdo, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!