4 hábitos que geram multas no trânsito

multas no trânsito

Já parou para pensar quantas coisas você pode fazer quando está dirigindo, sem se dar conta que geram multas no trânsito? Todos os motoristas sabem, por exemplo, que dirigir excedendo o limite de velocidade ou ingerindo bebida alcoólica é proibido por lei, certo?

No entanto, existem outros hábitos que podem passar despercebidos e prejudicar os pontos na sua carteira. Para te livrar do prejuízo de uma infração e maiores dores de cabeça, a RB Multimarcas separou neste texto as atitudes que devem ser evitadas. Confira abaixo.

Multas no trânsito: confira atitudes que devem ser evitadas

1. Fumar e comer enquanto dirige

Esteja você dentro de um carro ou mesmo enquanto pedestre, com certeza já deve ter visto vários condutores fumando ou comendo enquanto estão no volante. Apesar de não haver uma lei específica sobre, sabia que ainda assim, o motorista pode ser multado? 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quem for pego com apenas uma das mãos no volante pode ser enquadrado no Inciso V do Artigo 252. De acordo com o CTB, dirigir sem estar com as duas mãos ao volante pode gerar uma infração média. 

Com exceção do momento que o motorista está fazendo sinais para mudar de faixa, marcha ou acionar outros equipamentos do automóvel, como por exemplo, o retrovisor.

À vista disso, é possível afirmar que o condutor que fumar ou comer ao volante está sujeito a um prejuízo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguido de multa no valor de R $130,16.

Vale a pena ressaltar que outro hábito corriqueiro associado a essa questão e que pode gerar multa, é dirigir com o braço para fora.

2. Não utilizar a seta antes de efetuar a manobra

O uso da seta para sinalizar a mudança de faixa é fundamental para evitar multas no trânsito. Qual motorista, pelo menos uma vez na vida, já não dirigiu sem GPS, e o co-piloto, falou “vira aqui”?

Seja por esse motivo ou mesmo por esquecimento de usar esse item, não indicar com antecedência a realização de uma manobra é infração grave. Por conseguinte, gera multa de R $195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

3. Conduzir veículos com fones de ouvido

É considerada infração média dirigir utilizando fones de ouvido, como aponta o Inciso VI do Artigo 252. No entanto, caso o condutor esteja utilizando fone em apenas um dos ouvidos, é possível recorrer a multa, segundo o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

4. Estacionar na esquina

Encontrar um carro estacionado na esquina é tão comum, que talvez você nem saiba que, na realidade, também pode gerar multa. Essa atitude, além de atrapalhar a visão de outros condutores, também é uma infração. 

Por conta disso, o motorista pode perder quatro pontos na CNH, o que configura como uma infração média. O carro também pode ser removido do local e levado para o pátio.

Então, foi relevante para você conhecer mais sobre essas multas no trânsito? É possível que algumas dessas infrações não fossem do seu conhecimento, não é mesmo? Esperamos ter ajudado!

Para continuar conferindo informações importantes sobre os automóveis em geral, siga-nos nas redes sociais. Você nos encontra no Facebook e no Instagram

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi