5 dicas para conservar o pneu do carro

pneu do carro

A conservação do pneu do carro é essencial para a segurança e funcionamento pleno do veículo, e por isso, é um item que merece a nossa atenção especial. Por estarem em contato direto com o solo, estão inteiramente ligados a estabilidade, frenagem e até mesmo o consumo do combustível.

Pensando nisso, a RB Multimarcas separou neste artigo algumas dicas que podem te ajudar! Confira as nossas sugestões e saiba como conservar o pneu do carro e rodar o máximo possível com toda a segurança. 

Cuidados essenciais para conservação do pneu do carro

1. Alinhamento e balanceamento

A cada 10 mil km, aproveite para realizar o balanceamento e alinhamento do pneu do carro. Além da quilometragem, veja abaixo em quais situações é preciso tomar esse cuidado:

2. Mantenha os pneus do carro corretamente calibrados

Com a calibragem correta, você preserva a borracha e garante uma boa dirigibilidade. Os pneus que rodam com a pressão incorreta deixam o carro mais instável e podem causar acidentes. 

Na hora de calibrar o seu, verifique a pressão recomendada no manual do veículo. Lá você vai encontrar todas as informações indicadas pelo fabricante para manter a saúde do seu automóvel.

Quando enchemos o pneu do carro com mais pressão do que é recomendado, desgastamos mais depressa o centro da banda de rodagem. E quando utilizada menos pressão, os lados do pneu também são desgastados mais rápido.

3. Faça o rodízio de pneus

Uma boa forma de garantir eficiência e estabilidade no pneu do carro é compensando o desgaste dos componentes através do rodízio de pneus. Assim você evita que eles fiquem com condições diferentes nos dois eixos do seu automóvel.

Para fazer o rodízio, é preciso trocar os pneus dianteiros com os traseiros. Troque o dianteiro direito pelo traseiro direito e repita o procedimento no lado esquerdo do carro.

4. Cuide do seu estepe

Tão importante quanto manter o pneu calibrado, fazendo seu rodízio e com o alinhamento e balanceamento em dia é também cuidar do seu estepe. Ele precisa estar calibrado, assim como os que estão em uso e respeitar os limites de TWI.

Vale a pena ressaltar que quando não cuidamos do estepe, isso pode até mesmo render uma multa e alguns pontos na sua CNH. 

5. Repare nos detalhes do pneu do carro

Talvez você ainda não saiba, mas o pneu contém letras e números que estão presentes em sua lateral, e que são fundamentais para que você entenda sobre o seu componente. São os seguintes:

Então, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como manter o pneu do carro conservado, poderá aproveitá-lo em segurança por muito mais tempo. Se curtiu este conteúdo e quer mais informações sobre o universo automotivo, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi