5 dicas para evitar problemas com o carro parado

carro parado

Muita gente não sabe, mas é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que o carro parado apresente problemas por conta da falta de uso. Isso porque, mesmo que o veículo esteja guardado em uma garagem coberta, ele está exposto ao acúmulo de poeira. 

Em outros casos, pode ser danificado devido a alta exposição solar ou acidez das águas das chuvas. Nas cidades litorâneas, por exemplo, pode haver oxidação das peças metálicas devido à maresia.

Para além da aparência, o carro parado pode sofrer com a falta de uso, e por esta razão, é preciso atentar-se a algumas dicas que ajudem a manter as boas condições do automóvel. Neste texto, você pode conferir as sugestões da RB Multimarcas para manter o seu veículo em dia.

Como evitar problemas com o carro parado?

1. Ligue o motor

Em primeiro lugar, é importantíssimo colocar o carro para funcionar mesmo que você não vá utilizá-lo. Por isso, é recomendado que você ligue o motor a cada sete dias, por vinte minutos. Isso vai ajudar na movimentação de sistemas e componentes internos, além da lubrificação.

É importante salientar que essa dica só vale para os ambientes abertos, certo? Isso evita que você inale a fumaça tóxica que sai pelo escapamento. Se a sua garagem é fechada, o indicado é que você saia para dar uma volta rápida.

2. Cheque o nível do óleo

Com o carro parado também é preciso atentar-se ao óleo do motor, pois ele pode perder as suas propriedades de lubrificação. É possível evitar esse problema com o funcionamento do motor semanalmente.

Além disso, é fundamental prestar atenção à validade do óleo motor indicada pelo fabricante. Independente do carro ter ou não a quilometragem apontada para a troca, é necessário considerar a vida útil do produto. De maneira geral, ela dura cerca de seis meses.

3. Bateria

Uma volta pela vizinhança também é importante para a bateria, pois isso contribui para que o alternador funcione e a carregue. Fora isso, ela evita a perda de carga que alimenta os sistemas do automóvel. Assim, você não corre o risco de o carro te deixar na mão por não ter energia disponível que dê carga no motor.

4. Calibre os pneus, mesmo com o carro parado

Mesmo com o carro parado, mantenha os pneus calibrados. Como são feitos de borracha e estrutura metálica interna, eles podem ficar deformados quando o veículo fica parado por muito tempo. Isso se agrava ainda mais quando eles estão murchos.

Quando o pneu permanece com seu formato deformado e você vai então movimentá-lo, pode prejudicar ainda mais a sua circunferência. Causando assim problemas no alinhamento e suspensão do carro.

5. Ar condicionado

O sistema do ar condicionado também pede cuidados com o carro parado. Por isso, quando colocar o motor para funcionar, não esqueça de ligar o ar para movimentar o compressor e lubrificar os seus componentes.

Isso evita, inclusive, a proliferação de bactérias e fungos devido a circulação do ar pelos dutos de ventilação. Fique atento à limpeza e caso sinta algum mau cheiro no sistema, troque o filtro.

Com esses cuidados, você evita que o carro parado apresente problemas que podem causar a maior dor de cabeça depois. Seja ligando o automóvel em um ambiente aberto ou dando uma volta nos quarteirões próximos, ao estar atento aos tópicos acima, você garante a manutenção e bom funcionamento do veículo por muito mais tempo.

Se gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro das novidades no universo automotivo, fique ligado nas nossas redes sociais. Estamos sempre em busca do melhor conteúdo para você. Estamos no Instagram e no Facebook.

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi