5 hábitos que aumentam o consumo do combustível

consumo do combustível

À medida que dirigimos diariamente, vamos adquirindo vícios dentro do automóvel. No entanto, alguns deles não são tão benéficos e podem te fazer gastar mais. Na estrada, por exemplo, é possível economizar com os hábitos certos! Neste texto, vamos falar sobre as práticas que aumentam o consumo do combustível.

Vale ressaltar que a manutenção periódica faz toda a diferença nessas horas, por isso, estudar o manual do seu carro é fundamental para garantir um bom funcionamento. Nós temos um e-book completo falando sobre esse assunto, que pode te ajudar!

No mais, confira a nossa lista e veja como melhorar os números registrados no seu medidor de combustível hoje mesmo.

Combustível de baixa qualidade

O combustível de baixa qualidade é o famoso barato que sai caro, e é preciso levar esse assunto a sério. Pois os postos que não são confiáveis podem trazer verdadeiros problemas para o veículo.

Além de prejudicar o motor, o consumo do combustível também aumenta. Uma dica na hora de escolher o seu posto é buscar aquele que você já tenha ouvido boas recomendações, seja por taxistas, motoristas de aplicativos, entre outros. Nem sempre o mais caro é melhor, mas aquele muito barato também pode ser uma cilada. 

2. Abrir os vidros e deixar o ar condicionado ligado

Como você já deve saber, o ar aumenta o consumo do veículo. Mas caso necessário, é preciso que mantenha os vidros fechados e que procure ligá-lo somente quando estiver em velocidade acima de 70 km/h. 

Pois devido ao arrasto aerodinâmico, há uma compensação no consumo que o ar condicionado provoca. Em velocidades menores, indicamos abrir as janelas para não gastar tanto.

Quando o ar está ligado com as janelas abertas perde-se a eficiência, que pode, inclusive, aumentar o consumo do combustível em 20%.

3. Dirigir com a calibragem dos pneus errada

Outro fator simples, que podemos organizar em uma ida ao posto de gasolina sem nenhum custo. A calibragem dos pneus faz parte dos cuidados essenciais e deve entrar na sua rotina. 

Uma dica é: sempre que for abastecer, aproveite para dar uma checada na pressão dos pneus. Esse hábito vai te livrar de aumentar o consumo do combustível em até 15%, além é claro, de aumentar a vida útil do sistema de direção, suspensão e do próprio pneu.

4. Sobrecarregar o porta-malas

Todo o peso extra exige que o motor exerça uma força maior, e com o porta-malas lotado não é diferente. No manual do seu carro, você encontra informações importantes sobre o peso máximo que o seu bagageiro pode aguentar. Pois qualquer peso extra vai te fazer gastar mais.

5. Usar óleo errado ou vencido

Por fim, utilizar um óleo diferente do que é recomendado pelo manual, ou mesmo vencido, também pode ser problemático. Pois isso aumenta o atrito das peças internas, fazendo com que o consumo do combustível aumente consideravelmente.

Agora que você já está ligado nessas dicas, vai poder reconsiderar os seus hábitos dentro do veículo. Afinal, ninguém quer que o consumo do combustível aumente mais do que já está, não é mesmo? 

Para ficar sempre por dentro dessas e outras informações automotivas, siga-nos nas redes sociais. Estamos sempre em busca de novidades para você. Estamos no Instagram e no Facebook

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi