Conheça a história da Ford no Brasil



A marca, pioneira em nosso país, se despediu há pouco tempo, anunciando o fim da produção de veículos por aqui. Essa decisão traz o fim de uma trajetória que iniciou-se há mais de cem anos atrás. Por isso, hoje, contaremos a vocês um pouco mais sobre a história da Ford no Brasil.

A primeira grande fabricante de carros a se instalar por aqui, chegava com suas peças em pedaços, advindas diretamente dos Estados Unidos. O termo montadora vem justamente daí, pois os operários encaixavam as peças do veículo!

A RB Multimarcas selecionou aqui alguns momentos importantes da Ford no Brasil. Confira.

Saiba mais sobre a história da ford no Brasil

Foi em 24 de abril, do ano 1919 que a Ford iniciou sua história por aqui, no centro de São Paulo. Fomos o primeiro país sul americano a receber instalações da empresa. O Ford T foi o primeiro modelo montado aqui. De porte compacto, o Ford T foi sucesso no país, e em 1924, foram feitos 5 mil veículos nesse modelo. 

E cerca de um ano depois, a marca já estava se transferindo para um galpão maior na Praça da República.

E não parou por aí. Continuou em processo de crescimento rapidamente, e teve sua primeira linha de produção em série, com capacidade de montagem de 4.700 carros e 360 tratores por ano.

Do ano seguinte em diante, cresceu de forma tão veloz, que entre 1925 e 1927, inaugurou linhas de montagem em Recife, Porto Alegre e Rio. Nesse momento, o modelo A, popularmente conhecido como Fordinho, fez a cabeça dos brasileiros e virou o carro mais vendido do país.

Reviravolta na história

Até então, os negócios iam bem, mas foi em 1929 que tudo mudou. A quebra da Bolsa de Nova Iorque e a crise do Brasil, em meio a Revolução de 1930, modificou todo o cenário.

Logo, as linhas de montagem fora de São Paulo foram fechadas, e é nesse momento de desafio e dificuldade, que a Ford pensa em nacionalizar os seus componentes. Dali em diante, os planos foram colocados em ação. Mas a produção ficou parada por boa parte da Segunda Guerra Mundial, devido a falta de peças e queda na demanda.

Após o fim da guerra, as coisas voltam a caminhar para o mercado e o Brasil começa a receber carros compactos, que fizeram parte da reconstrução na Europa. Entre os modelos, estava o Ford Prefect, que chegou por aqui em cerca de 1947.

A marca começa a ganhar notoriedade ainda maior e isso se consolidou quando lançaram o primeiro carro produzido no Brasil. O sedã grande Galaxie 500 transformou a Ford em referência de luxo. 

Com o passar dos anos, a montadora perdeu mercado, devido a concorrência, mas foi se reerguendo aos poucos. E um dos motivos desse sucesso foi o lançamento do Ford Fiesta, em 1996. 

Abriu nova fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, e outra fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Se transformou em líder no segmento de SUVs no Brasil por uma década, com a venda do EcoSport. E celebrou, alguns anos depois, a produção de 5 milhões de motores e 4 milhões de transmissões.

Ganhamos New Fiesta, nova geração de Ford Ka, sucesso gigantesco do EcoSport, com mais de 1 milhão de unidades produzidas em Camaçari.

E foi em 2019, no ano do centenário, que é marcado o fim da produção de caminhões da empresa no Brasil e o adeus da produção dos modelos Fiesta e Focus. E então, no início deste ano, janeiro de 2021, a empresa anuncia o seu fechamento de todas as fábricas do país.

Uma coisa é certa: a Ford no Brasil vai ficar para a história. Agora, se transformou numa marca importada, mas afirma que se manterá comprometida com os clientes.

Se você quiser conhecer os nossos modelos Ford, pode checar através deste link nossos modelos. Não deixe de entrar em contato caso surja alguma dúvida. 

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi