Conheça os fundadores de grandes marcas automotivas

fundadores de grandes marcas automotivas

Algumas pessoas vêm ao mundo com a missão de transformar um setor específico na sociedade, e nós viemos aqui hoje para falar de algumas dessas pessoas. O que você sabe sobre os fundadores de grandes marcas automotivas? Foram desbravadores que auxiliaram na construção de toda uma indústria, que hoje conhecemos e almejamos tanto.

Quer saber um pouco mais sobre essas figuras históricas que aceleraram esse processo automobilístico? Conheça aqui com a gente os 5 fundadores de grandes marcas automotivas, em ordem cronológica, que entraram para a história.

Fundadores de grandes marcas automotivas que entraram para a história

William C. Durant

A jornada de Durant tem início no momento em que ele assume o controle da Buick, em 1904, que estava financeiramente quebrada naquele momento. E por conta disso, em 1908, ele resolve aproveitar a estrutura da empresa e fundar a General Motors Company, ao lado de Frederic L. Smith. Porém, após dois anos, ele é retirado da gestão.

Então, em 1911, ele fundou a Chevrolet Motor Company, em parceria com o piloto suíço Louis Chevrolet. Porém, após desavenças, Durant compra a parte de seu sócio, em 1914.

Adiante, após o grande sucesso de vendas da Series 490, William Durant tem, financeiramente, a possibilidade de retomar o controle da General Motors, a primeira empresa que ele fundou anos atrás. E é em 1917, que ele se torna presidente da GM e transforma a Chevrolet numa divisão da empresa.

Olhando essa trajetória, conseguimos entender a razão do Durant ser considerado um grande pioneiro na história automobilística, não é mesmo? Mas não para por aí. Pois fora a General Motors e Chevrolet, ele também teve crédito no sucesso da Frigidaire. Se tornando, em 1918, o principal investidor da fábrica de eletrodomésticos, que teve controle da GM até o final da década de 1970.

André-Gustave Citroën

A carreira de Gustave Citroën começa a se construir quando dá início ao estudo da engenharia, numa das escolas mais renomadas do mundo, a École Polytechnique. E foi em 1916, que ele se voltou para a fabricação de automóveis. E três anos depois, ele desenvolveu a Type A.

A empresa passou por muitos desafios financeiros nos seus primeiros anos, e inclusive, quase foi vendida para a General Motors. Porém, o acordo não deu continuidade.

Então, no ano de 1934, Gustave pede falência. No ano seguinte, Pierre Michelin assumiu a presidência da empresa. E ainda nesse mesmo ano, André Citroën morre de câncer.

Giovanni Agnelli

Fundador de uma das marcas automotivas mais famosas do mundo, Agnelli inicia sua jornada na carreira militar. Mas sempre teve tino para a carreira empreendedora. E foi em 1899, que Agnelli criou a  Fabbrica Italiana di Automobili Torino, a Fiat.

Poucos anos depois, Giovanni Agnelli apostou todas as fichas em seu negócio, e investiu na bolsa de valores de Milão.

E foi em 1945 que o empresário finalizou os seus trabalhos com a Fiat, deixando um incrível legado, com produtos renomados até os dias de hoje. Porventura, esse foi justamente o ano de seu falecimento.

Henry Ford

Em 1901, foi criada a Henry Ford Company, pelo próprio Ford.Algumas desavenças o fizeram ser demitido pela diretoria da empresa. Porém nunca desistiu de seus sonhos, e apesar dos tropeços no caminho, conseguiu fundar a Ford Motor Company.

Entrando para a história ao ser o primeiro a aplicar a montagem de série na produção de veículos, revolucionando também com os transportes, que ganharam o modelo Model T, por exemplo.

E então, gostou de conhecer um pouco mais da história dos fundadores de grandes marcas automotivas? Vale ressaltar que possuímos em nosso estoque modelos advindos dessas grandes marcas! Não deixe de conferir as nossas opções através deste link.

Para mais informações sobre os nossos veículos, é só entrar em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi