Hábitos de direção que prejudicam o veículo

hábitos de direção

Sabemos que ter um automóvel facilita a nossa vida em diversos aspectos, e por isso mesmo, devemos manter certos cuidados no intuito de preservá-lo o máximo possível. Os hábitos de direção podem nos ajudar nesse quesito.

Para que o seu carro não desvalorize de maneira desproporcional, muito mais do que o esperado para o período, a solução é perceber a maneira que você conduz o veículo. Continue a leitura conosco e saiba como deve agir na direção e quais práticas evitar para manter o seu automóvel bem preservado.

Dirigir com o pé na embreagem

Muitas vezes quem está começando deixa o pé na embreagem por se sentir mais seguro e acreditar que dessa maneira, a tomada de decisão será mais rápida, caso precise frear ou mudar de velocidade rapidamente. 

Mas o fato é que essa prática reduz a vida útil de muitos elementos do sistema de embreagem. Como por exemplo, o rolamento e o disco. Esse hábito resulta em mais gasto durante a manutenção, pois as peças acabam sendo trocadas mais vezes.

Portanto, após engatar a marcha, vá soltando levemente a embreagem até retirar totalmente o seu pé de cima. Dessa forma, você evita sobrecarga em todo o sistema de embreagem.

Trafegar com o combustível sempre na reserva

Pelo menos uma vez no seu tempo de direção isso já deve ter acontecido, não é mesmo? A questão é que fazer disso um hábito pode ser um verdadeiro problema para o carro. Porque a queima do motor da bomba elétrica fica com sua vida útil diminuída.

Evite ao máximo que aconteça a pane seca – quando o motor apaga totalmente por falta de combustível – porque isso diminui muito o bom estado e tempo de uso.

Veja + 5 dicas para evitar problemas com o carro parado

Passar em quebra-mola de lado

Apesar de parecer inofensivo e inclusive, outros motoristas muitas vezes incentivarem essa prática, esse é um dos hábitos de direção que precisam ser reavaliados. Achamos que estamos cuidando do carro, para não raspar a sua lataria, mas no fim, estamos fazendo mal a ele.

Dentre os prejuízos, seu veículo perde o alinhamento e pode romper um ponto de solda da carroceria. O ideal é diminuir a velocidade ao máximo e passar pelo quebra-mola de frente.

Dirigir com a mão apoiada no câmbio

Quem aí nunca fez ou viu um motorista mexendo nas marchas sem necessariamente precisar fazer a troca, movimentando-a de um lado para o outro? Apesar da ilusão de parecer confortável estar mais próximo da marcha, aqui está mais um dos hábitos de direção que prejudicam seu funcionamento.

O peso e a movimentação desnecessária no câmbio podem atrapalhar e forçar toda a peça. Pois isso, se for deixar a mão por ali, tenha cuidado para não gerar pressão nessa área.

Se você curtiu este conteúdo sobre os hábitos de direção e quer continuar ligado nas informações que oferecemos por aqui, fique de olho em nossas redes sociais. O nosso intuito é oferecer a você sempre o melhor sobre o universo automotivo. Estamos no Instagram e no Facebook.

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi