Tabela FIPE: tudo que você precisa saber sobre o assunto

tabela fipe

Na hora de comprar ou vender um imóvel, a tabela FIPE vai funcionar como principal parâmetro para o consumidor. Muitas vezes pode ser um desafio estipular o valor de um automóvel e por isso, utilizar a tabela FIPE é essencial.

Se por acaso você tem alguma dúvida sobre o assunto e quer entender mais, este texto é para você! A RB Multimarcas separou abaixo tudo que você precisa saber sobre a tabela FIPE: desde o que é, como funciona e de que forma ela pode te ajudar. Continue a leitura abaixo e confira.

O que é tabela FIPE?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) expressa a média de preços de veículos no mercado nacional, servindo como parâmetro para avaliações e negociações. Como os dados dele são atualizados mensalmente, você terá sempre uma informação condizente com o momento atual.

Além do mais, a tabela FIPE serve como referência na hora de determinar os valores de base dos seguros e de taxas, como o IPVA, por exemplo. Isso significa que, caso você precise acionar o seguro por conta de roubo, a indenização será de acordo com a tabela referente ao mês atual, e não o valor de quando contratou o seguro. 

Ou seja, a tabela existe para garantir que o proprietário do veículo receba de indenização um valor justo, independente da desvalorização que acontece com todo automóvel, desde que sai da concessionária. 

Como funciona a tabela FIPE?

O ano e o modelo do veículo são um dos parâmetros considerados na hora de calcular o valor do automóvel. É importante ressaltar que esses valores servem como referência, entretanto, eles podem modificar a depender da região que você mora, as alterações que foram feitas no veículo, os danos aparentes, o desgaste mecânico e etc. 

Inclusive, a tabela FIPE é feita levando em conta uma média de quilometragem do brasileiro, que varia entre 12 a 15 mil quilômetros. 

Porém, dependendo da região, a média de quilometragem pode mudar. Por exemplo, quem mora no interior, provavelmente roda mais do que quem mora nas grandes cidades.  Nesse caso, o valor real do carro depende mais do estado do que da quilometragem rodada.

Como utilizar a tabela FIPE?

Também é possível utilizar o valor de tabela em outros momentos além do seguro. Na hora em que for comprar um carro, é sempre bom fazer uma pesquisa para ter uma estimativa de preço. Dessa forma, você pode questionar, caso haja uma diferenciação de preço entre o que diz a tabela e o que está sendo pedido. 

Entretanto, é importante que você saiba que a tabela FIPE não dispensa a pesquisa de mercado! Conte com as possibilidades que tem disponíveis para garantir o melhor preço e negócio para você. 

A tabela é uma referência, e pode ser que os seus valores estejam abaixo ou acima do mercado. Portanto, não deixe de fazer uma avaliação física do veículo na hora de decidir o valor. 

Você também pode pesquisar quanto uma concessionária ou revenda de carros pagaria pelo automóvel, para que dessa forma tenha a melhor oportunidade em suas mãos.

Então, o que achou de aprender mais sobre a tabela FIPE? Conte com a RB Multimarcas na hora de garantir o seu veículo ou revendê-lo. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi