A falta de gasolina nos postos de combustíveis devido à greve dos caminhoneiros esse ano fez muita gente repensar o Gás Natural Veicular (GNV) como alternativa à gasolina ou ao álcool. Mas será que essa é uma boa escolha? Se você está procurando informações sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de combustível então veio ao lugar certo.

Diferenças entre carro a álcool, gasolina e GNV

A principal diferença entre eles é sua origem e aplicação, mas cada um tem a sua vantagem e desvantagem, por isso elencamos aqui cada uma delas para te ajudar na sua escolha. A gasolina tem origem fóssil e serve para abastecer veículos leves como carros e motos. Ela é uma fração do petróleo. Já o álcool, tem origem vegetal e também serve para abastecer veículos leves como carros e motos. Ele é resultado do processo de destilação da cana de açúcar.

O GNV é um combustível de origem fóssil extraído das jazidas de petróleo, não sendo necessariamente associado a ele. O GNV é encontrado no estado físico gasoso na natureza e é uma opção mais limpa de combustível, já que sua combustão não emite óxidos de enxofre e chumbo.

Tudo sobre GNV

O GNV pode até ter o menor preço nas bombas, mas está longe de ser a melhor opção quando o assunto é valorização do veículo. Além de ter um auto custo de manutenção, essa opção causa alguns problemas nos automóveis, que perdem de 10% a 15% de potência, em alguns casos. Especialistas afirmam que o uso do GNV reduz a vida útil das velas e dos cabos de velas, por isso sustentam que o veículo rode pelo menos alguns minutos por dia com o combustível líquido. Eles explicam que a conversão não causa danos, mas sim a falta de utilização do sistema original. Isso sem contar na perda do espaço no porta-malas e o ganho de peso devido à instalação dos cilindros. Tudo isso desvaloriza o carro quando você quiser trocar ou vender.

E vale lembrar que, apesar de qualquer carro pode ser convertido para rodar com GNV, o custo do kit gás é elevado, podendo chegar a 7 mil reais em alguns casos dependendo do modelo do carro e da geração do equipamento.

Vantagens e desvantagens da gasolina

A gasolina é um combustível derivado do petróleo, um bem finito não renovável. O processo para gerar essa substância leva milhares de anos para ser finalizado e emite gases causadores do efeito estufa que induzem o aquecimento global. Outra desvantagem desse combustível é o preço variável.

Mas a gasolina também apresenta muitas vantagens em relação aos concorrentes como a facilidade de acesso tanto do combustível, quanto de serviços e produtos relacionados aos motores movidos por ela. Além disso, a gasolina possibilita que o carro tenha maior autonomia, ou seja, ele consegue rodar mais do que se abastecido com álcool, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do álcool

O álcool é um combustível que pode ser derivado de várias matérias-primas. No Brasil, ele é feito a partir da cana de açúcar. Sua maior vantagem é o preço, mas ele rende menos, portanto tem uma menor autonomia.

O uso do álcool pode ser prejudicial aos motores que não são especialmente criados para sua queima, desgastando-os mais rapidamente. Mas se utilizados em carros flex, ele pode ajudar a limpar o sistema, principalmente as válvulas e injetores, já que é um excelente detergente.

Além disso, o álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, mas ele é consumido rapidamente se tornando assim, menos econômico. Mesmo assim, os motores movidos a álcool são considerados mais potentes.

Cálculo para descobrir o mais vantajoso

Segundo economistas, é possível fazer uma conta simples na hora de abastecer seu carro para descobrir qual o combustível mais vantajoso naquele momento. Basta multiplicar o valor da gasolina por 0,70. Caso o preço do álcool seja igual ou menor ao resultado obtido, vale a pena investir nele.

Em relação ao GNV, para que ele fosse desvantajoso em relação aos demais combustíveis, ele teria que custar 35% a mais que a gasolina, ou 80% a mais que o álcool.

Carro a álcool, gasolina ou GNV? Como escolher – Imagem Freepik

Dicas para economizar combustível

Existem algumas formas de economizar combustível, independentemente do que você escolheu para abastecer seu carro. Confira algumas dicas:

– Usar menos o ar-condicionado: como é operado pelo motor, o consumo de combustível é maior quando ele é acionado;

Calibrar os pneus a cada 15 dias, pois sua pressão tem influência direta no rendimento do veículo;

– Acelerar e frear menos: é possível economizar combustível apenas por manter uma velocidade constante;

– Mantenha a rotação correta: quanto maior a rotação, mais combustível será consumido. Trocando as marchas no momento certo e mantendo giros mais baixos, certamente você estará economizando!

Para mais explicações, entre em contato com nossa equipe! Estamos preparados para orientá-los na busca pelo carro dos seus sonhos! Na RB Multimarcas você tem mais de 250 opções em estoque, com um uma trajetória de 27 anos de mercado e mais de 15 mil carros vendidos, que garantem a qualidade e seriedade no serviço prestado. Lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José, e em Urubici.