Os automóveis fabricados especialmente para pessoas com deficiência — carros para PCD — têm tido uma presença cada vez maior no mercado veicular brasileiro. Números mostram que esses veículos nunca venderam tanto quanto nos últimos anos. Só em 2018, quase 265 mil unidades de carro para PCD foram comercializadas no Brasil, um número que superou a quantidade de vendas do ano anterior em mais de 40%.

No ano passado, em 2019, eles representaram quase 10% do total de carros do mercado brasileiro. Algo que todos sabemos a respeito desses automóveis é que eles são adaptados para pessoas com deficiência. Mas, na prática, você sabe qual é a diferença entre um carro para PCD e um carro “comum”?

Na sequência deste texto, a RB Multimarcas responde essa pergunta. Abaixo, você poderá conferir as diferenças entre os dois tipos de carros. Por fim, nós relembramos as condições especiais de compra que carros para PCD têm.

Continue a leitura e confira!

 

Quais as diferenças de um carro para PCD?

Todos sabemos como é um carro “comum” e os componentes que costumam vir nele. Para um carro para PCD, a situação não muda tanto assim. As únicas diferenças cruciais são os itens de série (como bancos de couro, central multimídia e rodas de liga leve), que não são incluídos na maioria dos casos, e o câmbio; visto que quase todos os carros PCD possuem câmbio automático.

Outras diferenças além dessas mais básicas irão depender de cada automóvel e do tipo de deficiência do condutor. Se estivermos tratando de uma pessoa que não tem as pernas ou os pés, por exemplo, a função normalmente executada com os pedais é transferida para o volante.

Muitos outros detalhes podem ser distintos de acordo com a pessoa que irá dirigir e, no final das contas, tudo isso é muito relativo. Quando o caso é muito específico, é possível até que o carro para PCD seja feito sob medida pela concessionária. O verdadeiro objetivo é que os condutores com deficiência também sejam capazes de se locomover com o maior conforto possível.

 

Carros para PCD possuem condições especiais de compra

Uma diferença que não pode deixar de ser citada quando o assunto é carro para PCD é a que diz respeito às condições de compra. Justamente para incentivar a direção de pessoas com deficiência, automóveis adaptados que tenham um custo menor que os R$ 70 mil são totalmente isentos de impostos.

Lembra que citamos que alguns itens de série são suprimidos nos carros para PCD? É para que eles fiquem mais baratos e custem menos de R$ 70 mil que isso é feito. Com isso, fica mais fácil garantir que um número maior de pessoas consiga adquirir seu próprio automóvel adaptado.

 

E você, já sabia de alguma dessas particularidades e diferenças do carro para PCD quando comparado com um carro “comum”? Com este tipo de veículo, o acesso à direção fica muito mais democrático e mais pessoas podem conquistar a liberdade de ir e vir com facilidade.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo nosso conteúdo, não deixe de seguir a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!