O mercado automotivo brasileiro cresceu muito nos últimos anos. A primeira montadora a se instalar no País foi a Ford, em 1919. No início, a indústria automobilística no Brasil se resumia em “montar”. Por mais de 30 anos, o País se limitou a montar carros estrangeiros, mas nos anos 50 essa realidade mudou e o Brasil começou a produzir. Atualmente somos um dos países com mais montadoras no mundo e, com tanta variedade, oferecemos muitas opções de carros. Então como escolher carros com melhor custo-benefício?

Um dos principais pontos que deve ser observado ao comprar um carro seminovo ou novo é o custo-benefício. Seja usado ou 0km, devemos avaliar essa questão verificando se o carro tem um valor justo quando novo, se possui um custo aceitável de manutenção, se conta com conteúdo e motorização mais consistente, e se tem um bom espaço e porta-malas, por exemplo.

 

Custo-benefício

Nos carros seminovos, além de se obter um bom preço de compra, eles não desvalorizam tanto com o tempo e você pode conseguir um bom valor de revenda no futuro. Os carros novos perdem muito nesse quesito, já que sofrem grande desvalorização assim que são retirados da concessionária.

Os modelos de entrada devem ser levados em consideração. Os famosos carros populares são os carros mais baratos do mercado e possuem opções para inclusão de equipamentos básicos de conforto, como direção hidráulica, trio elétrico, rodas, ar-condicionado e sistema de som. Mas vale lembrar que a inclusão gera custos que alteram o valor final do seu automóvel.

Na hora de comprar um carro seminovo é necessário avaliar também os preços e disponibilidade das peças do veículo escolhido, em caso de uma possível manutenção. O carro pode ter um preço acessível, mas suas peças, por serem muito antigas ou até mesmo importadas, podem ser difíceis de se encontrar, por exemplo, encarecendo muito sua aquisição no futuro.

Além disso, é interessante observar também quanto de combustível o seu carro gasta. Às vezes o preço de compra do automóvel é muito bom, mas ele é pouco ou nada econômico nesse quesito. Com o preço da gasolina cada vez mais alto, já pensou quanto você vai gastar para fazer um simples trajeto em sua cidade, como ir trabalhar, por exemplo?

Outro item que vale ser observado na hora de comprar um carro seminovo é o valor do seguro. Para cada tipo de carro é estipulado um valor próprio que varia de acordo com o preço das peças e manutenção do veículo em casos de batidas, por exemplo, ou até mesmo pela questão do carro ser mais visado por criminosos em casos de roubo.

Confira os carros mais indicados para cada situação

Ao se adquirir um carro novo é necessário observar alguns itens de acordo com a finalidade que ele terá, como a potência do motor, economia de combustível, tração, suspensão, quantidade de pessoas a serem transportadas, tamanho do bagageiro, segurança e conforto.

Para aqueles que vivem viajando, alguns modelos interessantes pelas comodidades que proporcionam para esse fim são: Honda HRV, Chevrolet Equinox, Renault Sandero Stepway, Ford Focus, Renault Fluence, Honda Fit, Chevrolet Captiva. Já para aqueles que pegam estrada de terra com frequência, alguns dos carros mais indicados são: Ford Ecosport, Fiat Palio Weekend Adventure, Renault Duster, Volkswagen Cross Fox e Jeep Renegade.

Já aqueles que usam os carros diariamente e buscam economia, alguns modelos indicados são:  Toyota Prius 1.8, Ford Fusion 2.0 Hybrid e Renault Kwid 1.0. Têm também aqueles mais econômicos em rodovias: Toyota Prius 1.8, VW up! TSI 1.0, Fiat Mobi 1.0 e Chevrolet Prisma 1.0.

Existem também aqueles carros ideias para famílias grandes. Alguns modelos que atendem bem esse quesito são: Peugeot 5008 Griffe, Volkswagen Tiguan 350 TSI, Jeep Compass 2.0 Flex, Citroën Grand C4 Picasso e Chevrolet Equinox.

Além disso existem também os melhores carros para se trabalhar com transportes como Uber, por serem econômicos, confortáveis e ao mesmo tempo possuírem um custo justo para manutenção. Alguns dos indicados são: Toyota Etios Sedan, Chevrolet Cobalt, Ford Ka, Nissan Versa e Renault Sandero.

Agora que você já sabe como avaliar o melhor custo-benefício, venha comprar seu carro seminovo ou novo na RB Multimarcas! Temos mais de 250 opções em estoque para você escolher.