Está pensando em comprar um carro usado e não sabe o que deve fazer? Já ensinamos aqui em nosso blog a como se planejar para comprar seu carro novo, como escolher um bom carro seminovo, como fazer um bom negócio comprando carro usado, dentre outras dicas. Hoje trouxemos um passo a passo para você anotar e fazer a sua compra com segurança.

O que observar no carro usado

Nós já falamos sobre os itens que devem ser observados ao se adquirir um seminovo, e como fazer a escolha do seu carro usado visando o melhor custo-benefício. Devem ser consideradas as condições do motor, embreagem, pneus, pinturas, dentre vários outros itens que te ajudarão a verificar casos de sinistros e má conservação do veículo, para que você não entre numa roubada.

5 passos para a compra do carro usado

Após os primeiros procedimentos na escolha do seu carro usado, serão realizados passos importantes para que você possa finalmente adquirir seu automóvel.

  1. Escolha o carro: faça o passo a passo que te ensinamos até agora na escolha do carro que melhor atenda suas necessidades.
  2. – Confira a documentação do veículo: Para realizar a compra de um carro é imprescindível a verificação da documentação do veículo. Através do RENAVAM é possível fazer consultas no DETRAN e no DER para saber se o veículo está com alguma irregularidade como multas ou atraso no IPVA e DPVAT. O número do chassi também deve ser conferido para confirmar que o carro está nas condições originais. Então confira esse número nos vidros, motor, carroceria e etiquetas coladas nas portas, caixa dianteira e embaixo dos bancos. Verifique também o histórico do carro onde saberá quantos donos ele já teve.
  3. – Escolha a forma de pagamento: o pagamento deve ser negociado. Ele pode ser à vista, ou parcelado. Estude bem as formas de financiamento e defina a melhor para você. A compra também poderá ser realizada por consórcio. Mas atenção! Caso seja necessário fazer um pagamento para reservar o veículo desejado, confira os dados da loja no site oficial, ligue no telefone fixo informado nesta página e, somente após confirmar loja, vendedor e carro, realize o depósito da reserva em nome da loja, no banco indicado.
  4. – Realize a transferência: após concluídos os passos anteriores, você deverá realizar a transferência do automóvel para seu nome. Ela deve ser realizada até 30 dias da data mais antiga constante na documentação de venda. E cuidado com o prazo, pois seu atraso resultará em multa e pontos na CNH. Pensando na agilidade, praticidade e segurança para ambas as partes, a maioria das lojas sérias já realiza essa transferência no momento da compra com despachantes parceiros.
  5. – Documentação exigida: fique de olho na documentação exigida para a compra de um carro usado: Certificado de Registro de Veículo original; cópia simples do RG/CPF ou CNH e comprovante de residência do comprador; laudo veicular ECV realizado por uma empresa de vistoria credenciada pelo DETRAN; e, caso uma das partes seja pessoa jurídica, será necessária uma cópia do Contrato Social e do cartão CNPJ alegando que as pessoas que assinaram o CRV possuem poderes para a venda do bem.

Para realizar sua compra com uma equipe qualificada, conte com a RB Multimarcas! Temos mais de 250 veículos em estoque para te atender da melhor forma possível! Ficaremos felizes em te ajudar! Venha conhecer uma de nossas lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José, e em Urubici.