Há dois anos, a Volkswagen anunciou que estava preparando uma nova linha, incluindo um modelo da tão famosa Kombi. Com lançamento previsto para 2020, o modelo contará com diversos acessórios altamente tecnológicos, incluindo Wi-Fi, tela digital e piloto automático! Com toda a certeza, o veículo será mais um a entrar para a história da Kombi.

Mas não é exatamente sobre a nova Kombi que a RB Multimarcas vem falar com você hoje. Neste texto que nós preparamos com todo o cuidado, sabendo do carinho que os brasileiros têm por este veículo histórico, trouxemos uma linha do tempo contando a história da Kombi, desde a sua criação em 1950 até a descontinuação do modelo no Brasil em 2013.

Se você quer saber um pouquinho mais sobre a história da Kombi e entender a importância deste grande carro para todos nós, continue a leitura do texto em seguida!

 

História da Kombi – Uma linha do tempo

A história da Kombi começa com Ben Pon, holandês vendedor de veículos da Volkswagen. Foi a partir de um esboço desenhado por ele no final dos anos 40 que os engenheiros da montadora tiraram suas inspirações para o projeto da primeira Kombi. Inspirada no Fusca, a ideia para o veículo era que ele fosse além, apresentando uma multifuncionalidade.

Após os primeiros desenhos e projetos, finalmente o primeiro modelo foi construído e saiu às ruas.

 

Década de 50

1950 – Depois de começar a ser produzida em 1949 e passar por diversos testes, a primeira Kombi sai para as ruas;

1953 – Ano que marca o começo da montagem da Kombi no Brasil, encabeçada pela então Brasmotor;

1957 – Em setembro deste ano, a linha de produção da Volkswagen no Brasil concluiu a montagem da sua primeira Kombi no país. Com mais de 50% das peças produzidas em sua fábrica (a primeira fora da Alemanha), este modelo se tornou o primeiro veículo da VW construído por aqui.

 

Década de 60

1961 – Logo no início da década, a Kombi brasileira ganhou uma nova versão. Considerado um dos mais raros entre colecionadores hoje, o modelo vinha com 6 portas. Além disso, as Kombis produzidas na segunda metade do ano trouxeram outras mudanças, incluindo a transmissão com todas as marchas sincronizadas;

1967 – Este ano trouxe duas grandes novidades. Buscando dar mais agilidade e força para a Kombi, seu motor agora tinha 1.500cc e 44 cavalos de potência. Além disso, foi em 1967 que os brasileiros puderam testemunhar o lançamento da versão Pick Up, sucesso entre o povo europeu desde a década de 50.

 

Década de 70

1976 – Nova geração com diversas modificações. Unindo características das versões brasileiras e europeias, a nova Kombi do Brasil tornou-se um modelo único. Seu motor foi mudado novamente, dessa vez de 1.600cc com carburação simples;

1978 – Mais mudanças no motor. Agora, a carburação era dupla.

 

Décadas de 80 e 90

1981 – Lançamento da cabine dupla e inclusão do motor a diesel em todos os modelos;

1997 – Muitos anos se passaram com pequenas mudanças sendo feitas, em sua maioria técnicas. No final da década de 90, porém, veio uma novidade expressiva: as portas laterais de correr foram incluídas.

 

Décadas de 00 e 10

2000 – O grande sucesso Pick Up parou de ser produzido; 

2007 – Para comemorar os 50 anos da Kombi no Brasil, 50 unidades especiais na cor vermelha foram fabricadas e fizeram parte de uma linha exclusiva. Assim como o modelo de 6 portas, é considerada uma das versões mais raras.

2013 – Não sendo capaz de se adaptar a algumas exigências de segurança, neste ano a Kombi deixou de ser produzida no Brasil, entrando para a história automotiva do país e deixando saudades a todos os seus entusiastas.

 

O que vem por aí…

2020 – De acordo com a própria Volkswagen, o ano que vem será marcado pelo lançamento da mais nova Kombi, trazendo de volta este grande clássico, porém com o diferenciais altamente tecnológicos. O novo modelo terá, entre outras características, tela digital, Wi-Fi e até mesmo andará sozinho!

 

E esta é a história da Kombi aqui no Brasil. E aí, já sabia de alguma dessas informações? Gostou de conhecer melhor este veículo que fez história no país? Para ler mais conteúdos como este, acompanhe as redes sociais da RB Multimarcas! Você nos encontrar tanto no Facebook quanto no Instagram!