Na hora de fazer um financiamento e trocar de carro, o score é um item importante a ser considerado. Ele tem como objetivo auxiliar consumidores e empresas na hora de negociar o crédito, com menor custo, maior agilidade e segurança.

No texto de hoje, vamos te mostrar como aumentar o seu score nos bancos.

O que é o score?

O score é uma ferramenta que determina uma pontuação ao consumidor baseado no seu histórico e calcula os riscos de investimento de acordo com uma avaliação do seu perfil a cada obtenção de crédito.

A pontuação varia de 0 a 1000, e é baseada no nível de confiança e situação do pagamento das dívidas do consumidor.

Para realizar a pontuação do score, são avaliados alguns fatores como:

  • Registros públicos (as informações do Censo, pesquisa sobre o mercado de trabalho e índice de inadimplência de acordo com a região);
  • Informações fornecidas pelo consumidor nos documentos, como RG, comprovante de renda e endereço, profissão e escolaridade;
  • Registros dos possíveis débitos, valores, ações judiciais e títulos em cartórios.

 

Quais são as vantagens de se ter uma boa pontuação?

Na hora de trocar de carro, são avaliados os pontos do score, de acordo com vários fatores. É de extrema importância ter uma boa pontuação, já que quanto maior o score, menor é o risco para os bancos e financiadoras ao concederem o crédito solicitado.

Além disso, quanto maior o score, menor precisa ser a entrada para a obtenção de um financiamento. E quanto maior sua pontuação, maiores as chances de se obter taxas de juros diferenciadas ao pedir um financiamento para trocar de carro.

Qual score é necessário para conseguir aprovar um financiamento?

Não há um número determinado de score para se garantir a aprovação do financiamento. Isto depende do valor de entrada, do carro a ser financiado e do número de parcelas. Entretanto, o valor considerado para uma boa pontuação são scores com notas superiores a 700, dependendo de cada banco.

Como aumentar o seu score?

Agora chegamos na parte fundamental para te ajudar a como aumentar o seu score. Como não é uma pontuação fixa, que pode ser diminuída ou aumentada, alguns itens são fundamentais a serem feitos.

É importante lembrar que, ao ter passagem pelo SPC ou Serasa, protestos em cartório ou negociações judiciais de dívidas, o score diminui. Então, primeiramente é necessário limpar o seu nome, verificar se há dívidas no CPF e acertar todas as pendências para assim ter o financiamento aprovado. O CDL é responsável para a verificação dessas pendências. Cadastre-se no Serasa e verifique se os dados estão atualizados. Somente o Serasa fornece os dados publicamente. Outro fator é não atrasar o pagamento das contas e, se possuir dívidas atrasadas, é necessário quitá-las antes. Faça seu cadastro no site do Serasa e acompanhe seu score.

Comprar a prazo é outro item de extrema importância, já que com o nome limpo, você pode movimentar seu CPF normalmente. Quando fizer as compras, programe-se para parcelar o valor final.

Além disso, quanto mais você movimentar o CPF com o parcelamento do crediário, mais critérios as organizações financeiras terão para avaliar o perfil e assim aumentar seu score.

Também vale lembrar que o cartão de crédito não costuma aumentar o score, e quanto mais comprar no crediário e pagar em dia, mais ele subirá. Não é recomendado que se solicite crédito em instituições e bancos diferentes, ou fazer mais de um empréstimo, já que o ideal é comprometer no máximo 25% da renda mensal.

Seguindo esses passos, em seis meses seu score será muito melhor. Boa sorte!