Vai para o exterior e pretende alugar um carro? Saiba como conseguir a habilitação internacional no texto de hoje!

O que é PID?

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que traduz a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em oito idiomas: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês (somente no final do documento), inglês, português e russo. Ela permite que os brasileiros dirijam em mais de 130 países que assinaram a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário e nos países que mantém o Princípio da Reciprocidade com o Brasil, desde que acompanhadas da CNH original. Em outros países não é permitido dirigir nem com a CNH, nem com a PID, sendo necessária a licença local.

A PID é obrigatória?

Em muitos países a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita como documento válido. Mesmo assim, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e algumas locadoras estrangeiras de veículos recomendam que o motorista providencie a PID para evitar problemas ao alugar um carro em outro País.

Apesar da CNH ser aceita em muitos países, eles podem exigir a PID caso o motorista pretenda conduzir um carro por mais de 180 dias. Por ser um documento internacional, vale a pena solicitá-lo mesmo que pretenda dirigir em outro País por um curto período, já que a PID facilita acesso aos seus dados pessoais, evitando qualquer desentendimento na hora da fiscalização.

Como tirar a PID?

Mas como conseguir a habilitação internacional? Em alguns estados é permitido que a solicitação seja realizada totalmente online. Se este for o seu caso, o procedimento é bem simples. Basta entrar no site do Detran do seu Estado, procurar a opção Permissão Internacional para Dirigir, e informar os dados solicitados (CPF e data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação). Após esse procedimento será gerado pelo sistema um boleto de pagamento que, ao ser quitado, autorizará o envio da PID pelo correio.

Caso o Detran do seu Estado não permita a solicitação online, deverá ser agendada, através do site do Detran, a entrega de documentos e pagamento da taxa pelo serviço. Após essa marcação, você deverá comparecer pessoalmente ao Detran com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação com foto, comprovante de pagamento da taxa cobrada pelo serviço e passaporte. Alguns estados podem pedir outros tipos de documentos. Fique atento!

A PID em Santa Catarina

Em Santa Catarina, para se obter a Permissão Internacional para Dirigir o condutor deverá comparecer pessoalmente à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de seu domicílio para preencher o formulário do RENACH e para apresentar cópia de sua CNH e do comprovante de residência.

Feito isso, o órgão de trânsito gera a guia para o pagamento da taxa de expedição da PID. O valor da taxa de emissão da PID em Santa Catarina é de R$85,10.

Mais informações sobre a PID

– O custo da PID varia de acordo com o Estado. Cada Detran tem a liberdade de escolher o valor para a emissão do documento;

– A validade da PID será a mesma da CNH ou três anos, o que expirar primeiro;

– A PID não substitui a Carteira Nacional de Habilitação em território brasileiro;

– Caso o condutor não seja domiciliado no Estado em que tirou sua CNH, antes de realizar a solicitação da PID, ele deverá transferir seu documento original para o Estado atual;

– Qualquer condutor que possua a CNH com prazo de validade vigente, e que não esteja suspensa, pode solicitar a PID;

– Após homologação do Denatran, entidades filiadas à Federação Internacional Automobilística (FIA) também poderão emitir a PID.

Está procurando um carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.