Para que seu automóvel permaneça sempre lindo, do mesmo jeito que estava quando saiu da revenda, é essencial que alguns cuidados pontuais sejam tomados. Alguns deles dizem respeito à pintura — visto que ela está entre os aspectos visuais que mais chamam a atenção de quem vê. Mas, e você? Sabe como cuidar da pintura do carro?

Certas precauções, como evitar arranhões e corrigi-los assim que acontecerem (se este for o caso) são tomadas por quase todos os condutores. No entanto, existe uma lista de outros cuidados que ajudam ainda mais a conservar a pintura e deixar o veículo brilhando — e é a respeito delas que nós falamos neste texto.

Se você quer aprender como cuidar da pintura do carro com dicas mais práticas, continue a leitura abaixo e confira!

 

4 dicas de como cuidar da pintura do carro

 

1. Lave seu carro corretamente

Muitas vezes, lavar o carro não é algo tão simples quanto pode parecer. Para começar, é de extrema importância escolher os produtos certos para passar na lataria. Produtos comuns e utilizados diariamente, como detergentes de cozinhas e solventes, não devem ser aplicados de jeito nenhum, pois eles prejudicam o material.

Sempre opte por produtos fabricados especificamente para automóveis; preferencialmente os vendidos em lojas especializadas. Além disso, tenha também uma boa frequência para a realização das lavagens. Recomenda-se que, para que a sujeira não se acumule, o veículo seja lavado uma vez por semana.

 

2. Fique atento nos procedimentos pós lavagem

Não é apenas a lavagem que deve ser feita corretamente, mas todos os procedimentos pós lavagem também. Para começar, sempre seque o veículo. Assim, você evita que manchas decorrentes da lavagem surjam e deixem a pintura com um aspecto mais acabado.

Mais uma dica de pós lavação é encerar o carro. Aplique uma cera específica para a lataria com uma flanela, sempre em movimentos circulares. Se a cera aplicada for uma comercial, daquelas mais comuns, o ideal é encerar uma vez por mês. Um produto mais profissional, por outro lado, dura pelo menos 6 meses.

 

3. Proteja ao máximo contra o calor

Outra dica sobre como cuidar da pintura do carro é proteger o automóvel da ação do calor. A alta exposição ao sol é um problema que, quando muito intenso, pode causar pequenas rachaduras na pintura — praticamente imperceptíveis ao olho humano. Contudo, quando o tempo passa elas podem virar uma ferrugem e acabar com a pintura do seu carro.

Sempre que for estacionar, procure deixar o seu carro em um estacionamento coberto, sem que os raios solares batam diretamente em cima dele.

Outra dica que diz respeito ao calor é evitar lavar o carro embaixo do sol. Aquelas possíveis manchas que citamos no segundo ponto podem ocorrer com ainda mais facilidade quando o veículo estiver sob a interferência de raios solares.

 

4. Atenção redobrada na hora de abastecer

Nossa última dica de como cuidar da pintura do carro é algo um pouco mais sutil, mas que pode fazer uma enorme diferença com o passar do tempo. Sempre que for levar o seu carro para abastecer, saia do veículo e preste atenção no que o frentista estiver fazendo. 

Se até mesmo um pouco de combustível cair na lataria, a pintura pode sofrer com manchas de dificílima remoção. Se o mínimo de combustível cair no seu automóvel, esteja a postos para limpá-lo o quanto antes e evitar que as manchas apareçam.

 

E você, já conhecia alguns desses cuidados sobre como cuidar da pintura do carro? Tendo- os em mente e seguindo cada um de forma correta, as cores do seu veículo ficarão muito mais lindas e brilhantes por mais tempo.

Caso tenha gostado do texto e quiser continuar recebendo conteúdo automotivo, não deixe de seguir a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!