Não é novidade para ninguém que o preço do combustível atualmente está entre os piores e mais altos dos últimos anos. Em um cenário como este, a economia é fundamental para quem deseja gastar menos. Foi pensando nisso que a RB Multimarcas preparou um texto com procedimentos com o carro que ajudam a economizar combustível.

Abaixo, nós damos 7 dicas de como você pode economizar combustível, ajudando bastante neste momento de incertezas econômicas que estamos vivendo. Continue a leitura e confira nossas dicas!

 

7 dicas de como economizar combustível

 

1. Tipo de gasolina

Muitos ainda acreditam que existem muitas diferenças entre a gasolina comum e a gasolina aditivada. Porém, não é bem por aí. A comum, além de ser alguns centavos mais barata por litro, rende o mesmo. A única diferença considerável é a limpeza que a aditivada é capaz de fazer no motor. O rendimento não muda.

Optar pela comum faz com que você economize não exatamente o combustível, mas sim o dinheiro com o combustível — o que, no final das contas, acaba sendo a mesma coisa.

 

2. Pé no acelerador

Algo que faz toda a diferença na hora de economizar combustível é a forma através da qual você pisa no acelerador do seu carro. Para colaborar com a economia, o ideal é executar o movimento de aceleração de forma progressiva, e não brusca, como muitas pessoas ainda fazem. 

 

3. Pé no freio

E o mesmo vale para a intensidade do pé no pedal do freio. Quando houver a necessidade de frear mais à frente, como nos casos em que você vê uma placa de pare em uma esquina ou um sinal amarelo ou vermelho em alguns metros, o melhor a se fazer é remover o seu pé do acelerador com antecedência e deixar o motor ir reduzindo a velocidade aos poucos.

O que muitas pessoas fazem, exigindo mais do motor e, consequentemente, gastando mais combustível, é deixar para frear bruscamente quando a placa ou o semáforo está perto.

 

4. Ar condicionado

Enquanto, antigamente, os motores sofriam mais com os equipamentos de ar condicionado, hoje isso já mudou. Quando estiver na estrada, o mais recomendado é que todas as janelas permaneçam fechadas e, se houver a necessidade, que o ar condicionado fique ligado.

Isso porque a aerodinâmica do veículo é altamente favorecida quando todas as janelas não estão abertas, ajudando o motor a trabalhar mais precisando de menos. Hoje, o gasto do ar condicionado na estrada é menor que o das janelas abertas.

 

5. Velocidade

Ainda falando sobre as estradas… Outro cuidado que pode ser tomado é com a velocidade do veículo. Procure dirigir um pouco mais lento do que o habitual para ajudar a economizar combustível. E, como já falamos, não se esqueça: evitando o pé pesado e aceleração muito brusca sempre.

 

6. Revisão

As revisões periódicas estão entre os cuidados mais importantes de qualquer carro. É ideal que você as faça de acordo com os períodos recomendados para garantir a saúde do seu veículo. Sempre que as fizer, pontos relevantes para verificação são o estado das velas e da injeção eletrônica, visto que eles influenciam diretamente a economia de combustível.

 

7. Peso desnecessário

A matemática é clara: quanto mais peso estiver no seu carro, mais força ele precisará exigir do motor para se movimentar — o que, por sua vez, exige mais combustível. Portanto, caso você queira fazer todo o possível para economizar combustível, a última dica que nós temos é: remova todo o peso desnecessário.

Isso inclui a cadeira de bebê quando ela não está sendo utilizada e, principalmente, os itens do porta-malas que já não deveriam estar mais nele há tempos.

 

 

E aí, gostou do conteúdo? Para receber mais dicas relacionadas a carros, acompanhe a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!