Você sabia que existe uma forma correta de lavar o carro? Por onde começar? Quais produtos usar? Qual a periodicidade? No texto de hoje vamos te mostrar como limpar corretamente o seu carro.

Por onde começar a lavar o carro?

Primeiramente, o carro deve ser estacionado em um local com sombra, para evitar que seque antes da hora, impedindo assim o surgimento de manchas.

Muitas pessoas acham que a melhor forma de começar a lavar o carro é pela parte exterior. Mas ao fazer essa opção, seu carro fica exposto à sujeira exterior enquanto você estiver lavando o seu interior, além disso, ao fazer a limpeza interna, você pode levar algum tipo de sujeira para o exterior do veículo.

Além disso, ao realizar a limpeza interna após a limpeza externa, a cera utilizada pode secar juntamente com a sujeira. Assim você terá que limpar o exterior novamente e, além do retrabalho, haverá desperdício de produto.

Limpando o interior do carro

Quando o carro está limpo por dentro, podem até ser evitadas doenças respiratórias e de pele, além de valorizar o seu usado na hora da venda. Existem alguns passos importantes a serem seguidos para que o carro seja higienizado de forma correta. Confira:

– Teto: de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), é necessário primeiramente remover a poeira com uma escova macia e um pano seco. Em seguida, deve-se preparar uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante, borrifa-la no teto e limpar com um pano.

– Bancos: para a limpeza dos bancos, primeiro é necessário aspira-los. Em seguida deve-se borrifar a mesma mistura utilizada no teto do veículo e limpar com um pano. Nos bancos de couro devem ser evitados produtos químicos, pois eles podem manchar o couro. É recomendado passar um pano úmido e detergente neutro com água. Além disso, após a limpeza, também é recomendada a hidratação nos bancos de couro para evitar seu ressecamento. A hidratação deve ser feita a cada seis meses.

– Painel: é recomendada a utilização de um pano úmido apenas com água e detergente neutro, para evitar que a parte elétrica seja afetada, além de prevenir o ressecamento do material.

– Tapetes: ao lavar internamente o carro, os tapetes devem ser retirados do veículo e recolocados apenas quando estiverem totalmente secos. Se os tapetes forem de borracha, podem ser lavados com água, detergente neutro e uma escova. No caso de carpete, deve ser utilizado um aspirador de pó e um pano úmido.

– Vidros: De acordo com o Cesvi os vidros devem ser limpos uma vez por semana, com produto próprio (limpa-vidros) e pano úmido. É a parte do carro que deve ser higienizada com mais frequência graças ao acúmulo de resíduos de gordura e suor na parte interna, e sujeiras mais grossas e resistentes na externa.

– Carpete: primeiramente, o carro deve ser totalmente aspirado. Em seguida, deve-se passar um produto próprio para limpeza de carpete com uma escova ou borrifar um xampu de limpeza em spray e deixa-lo agir por aproximadamente dez minutos. Logo após, o carpete deve ser levemente umedecido com um pano para que seja absorvido o máximo de xampu dos locais ensaboados. Depois é só deixar secar.

Ao limpar o carro por dentro, jamais deve ser utilizada água corrente. Ele deve ser higienizado com panos úmidos rapidamente para que a água não se infiltre nas áreas de tecido ou espuma.

Limpando o exterior do carro

– Primeiramente é necessário jogar água em todo o carro para soltar os resíduos de sujeira. Caso utilize mangueira, use um jato mais fraco para não danificar a pintura do automóvel. Além disso, sempre mire para baixo, para evitar que a água entre no carro.

– Lataria: para lavar o carro deve ser utilizada esponja ou luva felpuda, molhada em uma mistura de água e detergente neutro. É necessário cuidado especial neste momento para que o carro não seja arranhado caso você o esfregue muito forte. Além disso, tenha cuidado para que o carro seja lavado de cima para baixo.

– Fezes e insetos: tenha muito cuidado ao remover fezes e insetos mortos do seu automóvel, pois eles podem danificar a pintura. Quando verificar a presença desses, remova assim que possível com um pano úmido ou com esponja e água morna. Produtos específicos para essa remoção também podem ser utilizados. Só tome cuidado para não usar muita força e danificar a pintura da lataria.

– Enxágue: jamais deixe a luva ou a esponja suja, pois os resíduos podem arranhar o seu carro. Além disso, certifique-se de enxaguar cada parte do automóvel que for sendo lavada, evitando assim que o detergente seque e manche sua pintura. O ideal é que você limpe o veículo com panos antes que ele seque.

– Rodas: deixe a limpeza das rodas por último. Elas são a parte mais suja do automóvel, então lembre-se de separar uma escova só para elas, e que alcance todos os cantos. Depois de jogar água, deve-se passar uma esponja ou luva para remover o resto da sujeira.

Após a lavagem, pode ser utilizada uma cera para proteger a pintura do veículo e também uma solução repelente de água nas janelas do carro. Conheça outros cuidados importantes que você deve ter com o seu carro aqui!

Precisando de ajuda? Venha pra a RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 veículos em estoque, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te auxiliar! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.