Quando o assunto envolve estar com o carro na estrada, não é possível prever nada do que pode vir a acontecer. Podemos tomar todos os cuidados do mundo; mas nunca saberemos com quem ou com o que estamos lidando no trânsito. É exatamente por este motivo que é fundamental saber como trocar um pneu furado. Por um motivo ou por outro, eles podem furar a qualquer momento; e você não irá querer ficar no meio da estrada, certo?

Foi pensando nisso que a RB Multimarcas preparou um texto inteiramente dedicado a esse assunto. Na sequência, nós listamos e explicamos 5 dicas, na forma de um passo a passo, de como trocar um pneu furado. Se você não sabe como fazê-lo ou não se lembra de um detalhe específico de algum passo, este texto será perfeito para você.

Continue a leitura e confira!

 

5 dicas de como trocar um pneu furado

 

1. Estacione em um local plano e seguro

O primeiro passo, ainda que não trate especificamente da troca do pneu, é importantíssimo. Isso porque remover o carro da estrada e deixá-lo em um local seguro, não trazendo riscos a você e ao próprio veículo e não atrapalhando o trânsito, é o primeiro passo que deve ser tomado em qualquer tipo de problema com o carro.

Leve o seu veículo para o acostamento — caso esteja em uma rodovia — ou qualquer outro local com trânsito reduzido, use o triângulo para indicar e, só depois disso, siga para a dica seguinte.

 

2. Tenha todo o necessário em mãos

O processo de como trocar um pneu furado precisa de, basicamente, três componentes: o macaco, a chave e o estepe. Cada um deles será utilizado em momentos diferentes, mas o ideal é que eles já estejam reunidos antes mesmo de começar o processo.

Assim, não será preciso ficar indo e voltando para pegar a próxima ferramenta (ou pneu). Portanto, separe os três e tenha tudo em mãos antes de começar a troca.

 

3. Posicione o macaco da forma correta e levante o carro

Começando a troca em si, o primeiro passo é afrouxar as porcas do pneu furado. Assim, ele já estará mais solto quando o carro for levantado. Após isso, posicione o macaco embaixo do carro no local indicado (normalmente, o local certo vem indicado no manual do veículo).

Depois que o macaco estiver posicionado e que você tiver certeza de que ele está retinho no chão, levante o carro até uma altura razoável. Normalmente, uma altura boa é quando o pneu deixa de tocar o chão completamente.

 

4. Troque, efetivamente, os pneus

Como as porcas já foram afrouxadas anteriormente, agora é só retirar o pneu furado e deixá -lo de canto. Depois disso, é hora de fazer o contrário do que já foi feito: coloque o estepe onde o pneu furado estava, encaixe as porcas e use a chave de roda para apertá-las bem.

Parabéns! Com isso, o pneu estará trocado. Continue o processo inverso, trazendo o carro de volta ao chão com o uso do macaco. Uma vez que ele estiver no chão, aperte um pouco mais as porcas.

 

5. Guarde o pneu furado e as ferramentas

Por fim, com o processo já terminado, vem um detalhe final importante: não se esqueça de guardar o pneu furado e as ferramentas no mesmo lugar em que estavam anteriormente. É extremamente importante deixar os acessórios guardados dentro do carro; afinal, você não sabe quando algo parecido pode vir a acontecer novamente.

Quanto ao pneu, dependendo do tamanho do estrago, existem possibilidades de que haja um tipo de recuperação. Basta levá-lo a um borracheiro e avaliar a situação. Dependendo do caso, reparar o pneu pode valer muito mais a pena que comprar um novo.

 

 

E você, já sabia como trocar um pneu furado? Gostou das dicas? Se quiser receber mais conteúdos como este, não deixe de seguir a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!