Muito mais que iluminar vias, os faróis e lâmpadas do seu carro também servem para melhorar a visibilidade, aumentar a segurança e contribuir com o design do veículo. Conheça os tipos de faróis e saiba quais os tipos de lâmpadas que são permitidas!

Luzes obrigatórias

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem algumas luzes que são obrigatórias para todos os veículos. Conheça cada uma delas:

– Luz alta: facho de luz mais potente e mais alta que o farol baixo, destinada a iluminar um trecho maior da via a uma grande distância do automóvel. Essa luz deve ser desativada quando o condutor cruzar com outro carro, já que ela pode ofuscar a visão de outros motoristas. Além disso, ela só pode ser usada em estradas sem iluminação;

– Luz baixa: facho de luz mais baixo, que não ofusca a visão de outros motoristas caso os carros se cruzem. Ele serve para iluminar as vias diante dos automóveis e é a luz mais usada do carro. Além disso, essa luz pode ser usada para facilitar que pedestres e outros motoristas vejam seu carro;

– Luz de freio: serve para indicar que o motorista está freando o automóvel;

– Luz de marcha ré: serve para indicar a outros motoristas e/ou pedestres, que o carro está efetuando ou a ponto de começar uma manobra de ré;

– Luz indicadora de direção: mais conhecida como “seta”, ela deve ser acionada sempre que o condutor for mudar de direção para a esquerda ou para a direita, com o objetivo de alertar os demais usuários da via;

– Luz de neblina: é acionada em casos de neblina, chuva forte ou nuvens de poeira com a finalidade de aumentar a visibilidade na via. Elas são posicionadas na parte mais baixa do pára-choque e possuem facho largo, possibilitando aos motoristas melhor visualização das marcações nas vias. Além disso, o conjunto dos faróis de neblina também conta com a luz traseira adicional para facilitar a visão dos motoristas que estão atrás do veículo. Vale lembrar que essa luz não substitui o uso do farol baixo;

– Luzes de posição: mais conhecidas como “lanterna” ou “farolete”, são destinadas a indicar presença e largura do automóvel, além de servirem ainda para indicar que o veículo está parado na via, sendo necessário acioná-las para embarque e desembarque, e carga e descarga, por exemplo;

– DRL: os daytime running ligths, ou faróis de rodagem diurna, são as luzes mais recentes dos automóveis. Instaladas aos pares, elas são acionadas assim que o carro é ligado, aumentando a visibilidade durante o dia e contribuindo para uma maior segurança. Essa luz pode ser considerada farol baixo nas estradas brasileiras;

– Farol de milha: o facho estreito e potente dessa luz é capaz de iluminar distâncias ainda maiores que as alcançadas pelo farol alto. Ele ainda é encontrado em alguns carros brasileiros mesmo não sendo citado no CTB. Esse farol também só pode ser usado em estradas sem iluminação, assim como no caso do farol alto.

Tipos de lâmpadas permitidas

Os faróis são itens essenciais para os automóveis, mas eles não podem apresentar qualquer tipo de lâmpada. De acordo com a resolução 692/88 do Contran, a potência para um sistema elétrico de 12 volts é de 40W a 60W, e nos sistemas de 24 volts, o limite sobe para 75W.

Além disso, a intensidade da cor varia de 2800 a 3000 Kelvins em lâmpadas amarelas e 4200K em super branca. Nenhuma outra cor além dessas pode ser utilizada no conjunto ótico; qualquer outra estará infringindo a lei.

Lâmpadas permitidas:

– Xênon: desde que esteja dentro dos limites, essa lâmpada é permitida. Mas é necessário ter uma atenção especial com esse tipo de luz, pois quando desregulada, ela pode até cegar um motorista que vem na direção contrária;

– Halógena: a mais utilizada e a mais barata das lâmpadas, ela apresenta uma cor amarela e não ofusca a visão do motorista que vem em sua direção;

 – Super branca: existe ainda a versão halógena super branca, que emite um facho branco e é muitas vezes confundida com o xênon. Esse tipo também pode ser instalado em carros com lâmpadas halógenas comuns caso sigam o mesmo padrão especificado no manual do carro;

– LED: pode ser instalada nos faróis de neblina, desde que atenda as especificações do Certificado de Segurança Veicular.

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