Quando finalmente chega o inverno, certas regiões do Brasil, especialmente Sul e Sudeste, enfrentam dias e noites de temperaturas muito baixas. Com isso, equipamentos e objetos podem sofrer um pouco, com destaque para aqueles que utilizam água e óleos, visto que as substâncias podem ter propriedades alteradas com o frio. Tendo isso em mente, fica clara a importância de ter cuidados com o carro no inverno. Afinal, ele apresenta as características que citamos, tendo muitos detalhes envolvidos em seu funcionamento.

Nós da RB Multimarcas sabemos a importância de ter cuidados com o carro no inverno e, pensando nisso, resolvemos preparar um texto inteiramente dedicado ao assunto. Abaixo, você poderá ver os 3 principais cuidados com o carro no inverno para garantir que nada de ruim aconteça com seu veículo; principalmente se você mora em uma região fria.

Continue a leitura e confira!

 

3 cuidados com o carro no inverno

 

1. Reservatório cheio

O primeiro dos cuidados com o carro no inverno que trouxemos é específico de veículos de motor flex. Estes automóveis normalmente possuem um reservatório extra dentro do tanque de combustível, o que é chamado também de tanquinho. A função dele é facilitar a partida do carro quando a temperatura ambiente está muito baixa.

No entanto, não é incomum de se ver um tanquinho sem gasolina ou com gasolina velha — afinal, são poucos os dias extremamente frios no Brasil. Quando esses dias mais frios forem chegar, lembre-se de se atentar ao reservatório. Troque a gasolina uma vez por ano e dê a preferência à gasolina premium.

 

2. Revisão na bateria

Lembra que falamos que equipamentos que usam água e óleo costumam ter problemas de funcionamento com as baixas temperaturas? A bateria do carro é um deles. Isso porque o óleo lubrificante do motor tem mais dificuldades de dilatação quando está muito frio, o que, por sua vez, exige um esforço maior da bateria para que ela dê a partida no carro.

Com isso, há chances de que a bateria se esgote muito mais rapidamente. O recomendado aqui é fazer uma revisão periódica. Leve o seu carro até seu mecânico de confiança e veja como está o estado da bateria de antemão; assim, a probabilidade de você se surpreender com uma bateria deixando de funcionar é muito menor.

 

3. Ar condicionado ligado

A verdade é que ninguém gosta de ligar o ar condicionado no inverno. Mesmo nos dias de sol, o clima gelado é uma constante, e deixar o ar ligado simplesmente não é algo bom. O mesmo vale para o ar quente: por mais que ele traga uma sensação quente e agradável no começo, ele passa a ser desconfortável depois de um tempo.

Contudo, ligar o ar de vez em quando é não só importante, como fundamental. Isso porque ele, quando ligado, evita a proliferação de bactérias e ajuda na manutenção da lubrificação dos componentes do sistema, reduzindo riscos de rachaduras e outros problemas.

 

 

E você, já sabia que é importante ter cuidados com o carro no inverno? Este tipo de atenção pode fazer toda a diferença na conservação do seu veículo! Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo conteúdo, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!