Brasileiro é apaixonado por carros. Eles são um dos bens mais importantes que adquirimos ao longo da vida e buscamos sempre mantê-los em bom estado. Mas será que você sabe como cuidar do seu carro? Será que você está seguindo os passos certos para preservá-lo? No texto de hoje vamos te dar dicas para aumentar a vida útil de seu automóvel.

Barulhos no carro

Fique atento aos barulhos no seu carro, eles podem te mostrar muita coisa. Para cuidar do seu carro confira alguns problemas que podem ser detectados através de barulhos no automóvel:

  • Amortecedores: quando os amortecedores estão com algum problema, o carro apresenta além de barulhos estranhos, trepidações constantes e perda da estabilidade.
  • Pneus: se o carro apresentar um barulho constante vindo de uma das rodas, como se fosse um ventilador em funcionamento, seus pneus podem estar danificados ou com desgaste irregular.
  • Ar condicionado: se ao ligar o ar condicionado de seu carro ele apresentar ruídos, o compressor ou outras peças podem estar com problemas.
  •  Água: se perceber um barulho que lembre vazamento fique atento ao radiador. A falta de água no radiador pode causar aquecimento do veículo causando sérios danos ao motor.
  • Correia dentada: se o barulho for contínuo e vier do motor do carro, pode significar perda da tensão da correia dentada.
  • Motor: barulhos graves vindos do automóvel podem significar também a quebra de um dos suportes do motor.
  • Óleo: barulhos semelhantes a um assobio agudo podem apontar a falta de óleo na caixa da direção hidráulica do carro. Cuidado, essa falta de óleo pode causar problemas na direção.
  • Pastilhas: o desgaste das pastilhas de freio também pode ser detectado através de barulhos no carro.

Além dos barulhos no carro, fique atento às luzes acessas no painel do automóvel! Elas também podem ser sinal de que há algo errado. Se isso acontecer, verifique com seu mecânico o mais rápido possível.

Outros cuidados com seu carro:

  •  Não use querosene: muita gente não sabe, mas a querosene danifica a pintura e o verniz do veículo e algumas das borrachas de suspensão.
  • Polimentos: não faça polimentos periodicamente. A cada polimento, uma parte da camada de verniz é removida.

Revisões

Para cuidar do seu carro as revisões devem ser feitas periodicamente independente de serem novos ou usados. Elas ajudam a evitar e a detectar problemas no veículo. Caso seja encontrada alguma falha, ela já pode ser ajustada no comecinho, antes de virar um grande problema.

As revisões devem ser realizadas de acordo com a indicação das montadoras. No caso de carros usados, elas devem ser feitas a cada 6 meses, ou 10 mil quilômetros rodados.

Antes de fazer uma viagem também é muito importante fazer a revisão do veículo, afinal, pegar estrada não é brincadeira. É preciso saber se o carro está em boas condições!

Seguro e garantia para cuidar do seu carro

Contratar um seguro também é muito importante para cuidar do seu carro. A contratação de um bom seguro proporciona tranquilidade ao condutor. Ele protege o carro em diversas situações como batidas e roubos, oferecendo assistência 24 horas ao condutor. Algumas lojas oferecem também garantia de motor e câmbio na aquisição do veículo, como é o caso da RB Multimarcas, em parceria com a Gestauto.

Cuidados com câmbio automático

Os carros automáticos estão ganhando cada vez mais espaço no cenário automotivo. Para cuidar do seu carro e  evitar problemas, siga essas dicas:

  • Nunca engate R ou P com o carro em movimento, pois seria um tranco para o carro automático.
  • Ao estacionar o carro automático em um morro, use primeiramente o freio de mão, para depois colocar a alavanca na posição P. Isso evitará que a alavanca trave nessa posição e force a caixa de marchas devido ao peso do veículo.
  • Fique atento ao nível do fluído, em alguns carros automáticos é necessário fazer a troca de óleo do câmbio. E até mesmo nos que não a exigem, pode haver um vazamento, por exemplo.

Agora você já aprendeu como cuidar do seu carro venha escolher seu carro novo.  A RB Multimarcas possui um estoque com mais de 250 carros e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha!