Já mostramos no nosso blog a diferença entre câmbio manual e automático. Hoje trazemos mais uma curiosidade para vocês. Acesse nosso site e conheça a diferença entre direção hidráulica X elétrica.

O que é direção hidráulica

Mais conhecida entre os brasileiros, a direção hidráulica está presente em praticamente todos os carros em circulação no País. Nesse sistema é colocado um fluído em um recipiente localizado no motor do veículo que, ao ser bombeado para a caixa de direção do automóvel, fornecerá assistência ao girar a roda e fará com que o volante fique mais leve.

Isso acontece porque o fluído diminui o atrito causado pelo sistema de direção ao virar o volante, facilitando assim as manobras realizadas pelo motorista.

O que é direção elétrica

A direção elétrica é um sistema elétrico que auxilia o condutor a virar o volante, sem a necessidade de bombas ou óleo. Quando um movimento é realizado no sistema, o esforço do motorista é reduzido através de um motor elétrico, situado na caixa de direção, que faz uma parte do esforço necessário para realizar aquela manobra.

Esse sistema utiliza apenas um pequeno sensor localizado diretamente na coluna ou na engrenagem da direção, que monitora a força aplicada à roda, e já calcula a quantidade de força apropriada para auxiliar o motorista na manobra.

Qual a melhor opção?

Tanto a direção elétrica quanto a direção hidráulica possuem a mesma comodidade ao virar o volante. Mas existem algumas diferenças entre os sistemas.

Em relação aos gastos periódicos, a direção elétrica leva vantagem. Por não possuir bombas, óleos e motores, não são necessários gastos periódicos com a direção. Já no sistema hidráulico, é necessário trocar o óleo de tempos em tempos. Geralmente é recomendada essa troca a cada 50 mil km rodados.

Além disso, o sistema elétrico gasta menos energia do motor e, por possuir um sistema mais simplificado com menos quantidade de peças móveis, ele ainda torna o veículo mais leve, resultando assim na economia de combustível.

Mas atenção! Em carros com direção elétrica, pode haver pane elétrica. A boa notícia é que, caso isso aconteça, o volante não irá travar completamente, ele apenas ficará mais duro.

Dúvidas na hora de escolher o tipo de direção do seu carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar a realizar o sonho do carro novo! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.