Hoje em dia as mulheres são independentes e não precisam de ninguém para resolver suas coisas. Mas existe uma fase na qual elas precisam ter um pouco de cuidado, já que estão levando outra vida com elas. Será que dirigir é uma boa ideia? Você sabe se é permitido dirigir durante a gravidez? Confira no texto de hoje!

DETRAN

Não existe uma lei de trânsito e nem sequer uma recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) definindo se e quando a mulher deve parar de dirigir durante a gravidez. Essa recomendação é dada pelo obstetra, de acordo com o quadro da paciente.

Recomendações médicas

A partir do oitavo mês de gestação, alguns especialistas recomendam que as mulheres deixem o carro na garagem. Nessa fase a barriga da mulher já está bem grande e qualquer freada brusca ou batida, mesmo que de menor intensidade, pode fazer com que ela seja prensada no volante, podendo provocar um deslocamento da placenta, ou até mesmo o rompimento da bolsa.

Além disso, as maiores causas de acidentes envolvendo grávidas são enjôo, náusea e distração. Então é recomendado que, antes mesmo de completar os oito meses de gravidez, a mulher se atente aos sintomas apresentados pelo seu corpo. Caso se sinta indisposta, o melhor a fazer é repousar e não pegar mais o carro.

Muitas grávidas apresentam ainda quadros de tonturas ou desmaios constantes durante o período da gestação. Nesses casos a mulher não deve dirigir de forma alguma durante a gravidez, já que aumenta os riscos de provocar acidentes.

Os médicos afirmam ainda que as mulheres que apresentarem algum sangramento recente, também não devem conduzir um veículo, já que ela poderá se distrair facilmente com algum episódio diferente.

Além disso, também não é recomendado que a mulher dirija por um longo tempo, já que o inchaço nas pernas, principalmente nos últimos meses de gestação, dificulta a agilidade da mulher. Caso seja necessário realizar uma viagem, o ideal é que a cada quatro horas ela faça uma parada para se hidratar, esticar as pernas e estimular a circulação.

Contrações

Se ao dirigir a mulher sentir uma contração é recomendado que ela pare o carro imediatamente e chame um táxi para levá-la ao hospital. O indicado é que se tenha tudo planejado para casos de emergência como esse. A mulher deve carregar sempre com ela o contato dos familiares e do seu obstetra, e caso sinta algum desconforto ao dirigir, deverá estacionar o carro imediatamente e contatá-los.

Está procurando um carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma empresa com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas cinco lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Shopping do Carro, em Itajaí e em Urubici.