Você sabia que alternar os pneus do seu carro pode evitar um desgaste maior de um dos eixos? Entenda a importância do rodízio de pneus do carro no texto de hoje.

Desgaste

A maioria dos carros atualmente possui motor dianteiro e tração dianteira, o que proporciona um maior desgaste em um dos eixos. Como os pneus dianteiros suportam mais pesos que os traseiros, eles acabam sofrendo um desgaste maior.

Além disso, existem outras características que fazem com que os pneus dianteiros desgastem mais: o esforço da tração e o fato de serem responsáveis primários pela frenagem. E, ainda, o aumento de atrito ocasionado pela frenagem faz com que a borracha do pneu sofra um desgaste maior.

Quando deve ser feito o rodízio

Geralmente os fabricantes de automóveis recomendam que o rodízio de pneus seja realizado entre 5 mil e 10 mil km rodados, e que os pneus sejam trocados a cada cinco anos, independente da quilometragem acumulada. Vale lembrar que os pneus têm prazo de validade. Seguindo a lógica, o estepe deve entrar nesse rodízio.

Mas atenção, cada fabricante tem uma recomendação específica. Então para saber o que é melhor para o seu carro, fique atento ao manual!

Como fazer o rodízio

Já sabemos que o rodízio deve ser realizado para que os pneus sofram o mesmo nível de desgaste, e também aprendemos quando ele deve ser feito. Mas você sabe como fazer o rodízio para ter melhor aproveitamento dos seus pneus?

– Os pneus traseiros devem ser trocados com os dianteiros, mantendo o mesmo lado.

– Caso não tenha feito o rodízio e necessite comprar dois pneus novos, estes devem ser instalados nas rodas traseiras, ao contrário do que muitos pensam. Isso porque caso ocorra algum problema com os pneus dianteiros, como um estouro, o motorista ainda conta com o volante para dominar o carro. Mas se um pneu traseiro estoura, não tem solução.

– Ao incluir o estepe no rodízio, deve ficar atento para que ele substitua um pneu que tenha sofrido menor desgaste, evitando assim que se tenha no mesmo eixo um pneu novo e outro muito desgastado.

Precisa de ajuda? Venha para a RB Multimarcas, uma empresa com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar! Conheça uma de nossas cinco lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Vale Auto Shopping, em Itajaí; e em Urubici.