Mesmo que, essencialmente, sejam eles que façam o carro se mover, muitas pessoas ainda não dão a atenção devida aos pneus. A verdade é que eles são tão importantes, se não até mais, quanto qualquer outra parte do veículo. Para ter um carro bem cuidado e funcionando sempre perfeitamente, é necessário entender a verdadeira importância dos pneus. E, neste texto, a RB Multimarcas te mostra!

Na sequência, nós explicamos a importância dos pneus e, de bônus, ainda listamos alguns cuidados periódicos que você deve ter e indicamos quando trocar os pneus.

Continue a leitura abaixo e confira!

 

A importância dos pneus para os carros

Como você sabe, os pneus são os únicos componentes de um carro que têm contato direto com o solo. Este fato, por si só, mostra o tamanho da importância dos pneus. Naturalmente, são eles os que sofrem mais desgastes. Para se ter uma ideia do quão capazes eles são de influenciar o restante do veículo, basta eles apresentarem algum problema para que outras peças também sejam afetadas.

A suspensão, os freios e a tração são alguns dos que podem ser citados aqui. E, para quem não sabe, pneus com problemas podem até mesmo aumentar o consumo de combustível. É o caso dos pneus desgastados, que exigem maior esforço do motor para fazerem o carro se movimentar.

Além de tudo isso, um pneu desgastado facilita imensamente o desalinhamento do veículo. Com todas essas informações, é inegável a importância dos pneus, não acha? O próximo passo é aprender a cuidar deles e saber quando trocá-los. Acompanhe:

 

Cuidados periódicos

A primeira informação que você precisa saber sobre os cuidados com os pneus é que você deverá ter cuidados pelo menos quinzenais. Como primeiro passo, faça uma calibragem a cada 15 dias. Todos sabemos que são poucos os motoristas que fazem isso, mas saiba que essa pequena ação pode ser fundamental na preservação da integridade e funcionamento dos seus pneus.

Porém, há algo ainda mais importante, e que deve ser feito em períodos maiores: o rodízio de pneus, o balanceamento e o alinhamento. Assegure-se de levar seu carro a uma oficina de segurança a cada 5 mil km rodados para fazer todos estes processos. Da mesma forma que a calibragem quinzenal, eles podem fazer toda a diferença na vida útil dos pneus, algo que, por sua vez, aumenta sua economia com a troca deles.

 

Quando trocar os pneus?

Contudo, mesmo que a economia na troca dos pneus seja um dos maiores objetivos da lista de cuidados que trouxemos aqui, eventualmente eles deverão ser trocados. E você já parou para se perguntar de quando em quando isso deve acontecer? A verdade é que não existe um tempo específico que pode ser dado para qualquer pneu. Tudo dependerá do quanto ele é utilizado, da marca e até mesmo do veículo.

No entanto, os pneus dão sinais claros de que precisam ser trocados. É o caso dos pneus carecas, ou seja, desgastados e com capacidade de aderência muito menor. Quando eles estão assim, é sinal de que devem ser trocados.

 

 

E você, já sabia de todas essas informações? Agora ficou clara a importância dos pneus de um carro, né? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo automotivo, não deixe de seguir a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!