As férias estão chegando e, com elas, aquela viagem tão esperada que você programou durante todo o ano! Mas você já fez a revisão do seu carro? Seja qual for o destino, é muito importante para a sua segurança e de sua família que essa revisão seja realizada. Ela vai assegurar o bom estado do seu veículo e garantir que os passageiros cheguem ao destino final sem riscos.

O que deve ser observado

Fazer a revisão do seu carro pode evitar vários problemas mecânicos. Com ela podemos evitar muita dor de cabeça durante a viagem ou até mesmo acidentes mais graves. Mas você sabe o que deve ser observado durante a revisão? Confira alguns itens que você deve ficar atento:

– Fluídos: A cada cinco mil quilômetros devem ser substituídos os lubrificantes do motor. Caso não seja feito, ele pode engrossar e perder viscosidade, podendo levar à perda total do propulsor com o tempo. Além do óleo do motor e transmissão, devem ser observados também os fluídos para freio, embreagem e direção hidráulica. Deve-se ficar atento também aos filtros e a presença de vazamentos.

– Freios: devem ser revisados todos os componentes relacionados à frenagem do seu veículo, como discos e pastilhas, por exemplo.

– Limpeza dos vidros: nunca sabemos o clima que vamos encontrar na estrada. Então vale checar os limpadores e desembaçadores, além do nível de reservatório e o estado das palhetas.

– Equipamentos de segurança: esses itens raramente são usados, e muitas vezes, esquecidos. Mas não podemos deixar de lado a revisão dos equipamentos de segurança: macaco, triângulo e chave de roda.

– Pneus: os pneus, inclusive o estepe, são itens que devem passar por uma revisão rigorosa antes de pegar estrada. Nas rodovias eles são expostos a temperaturas mais elevadas, o que faz com que a pressão aumente. Se colocados em condições mais extremas, podem até estourar dependendo do seu estado. Então fique atento a qualquer sinal de desgaste nos pneus.

– Sistema elétrico: outro item que deve ser revisado é o sistema elétrico do seu carro. Verificar o funcionamento das lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta podem prevenir multas e até mesmo acidentes.

– Alinhamento e balanceamento: o carro precisa de alinhamento e balanceamento mesmo fora de revisões, quando cai em um buraco ou acerta uma calçada, por exemplo. Por isso é importante alinhar e balancear antes de pegar a estrada. Não vale a pena esperar que o carro apresente vibrações ou “puxe” para um dos lados durante a viagem.

Não deixe para a última hora

Não deixe para fazer a revisão do seu carro na última hora. Ela deve ser realizada com tempo suficiente para que sejam checados os itens essenciais à segurança. Ela também deve ser realizada com cautela para que seja garantido o bom condicionamento do carro ao pegar a estrada.

Caso seja necessária alguma troca de peça você precisará de tempo para que a oficina faça a troca e os ajustes necessários. Então lembre-se de não deixar a revisão para a última hora, pois ela pode acabar atrasando a sua viagem.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente. E se estiver procurando um carro novo, a RB Multimarcas, conta com um estoque com mais de 250 carros. Temos 27 anos de história, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar a realizar o sonho do carro novo! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.