Nos últimos textos do nosso blog, a RB Multimarcas trouxe curiosidades das mais diversas, incluindo uma lista com filmes para amantes de carros e um post inteiramente dedicado às 10 curiosidades sobre carros que você (provavelmente) não sabia. Hoje, continuando nessa linha, nós te contamos a história do primeiro carro do Brasil! Afinal, essa é uma dúvida que muitos já devem ter tido ao longo dos anos.

Se você não sabe ou não tem certeza de qual é o primeiro carro do Brasil, com este texto a RB Multimarcas te mostra de qual modelo estamos falando e ainda conta toda a história do primeiro carro do Brasil. Se você ficou curioso ou interessado e quer saber mais sobre este assunto, continue a leitura abaixo e descubra!

 

Qual foi o primeiro carro do Brasil?

Há, na verdade, mais de uma resposta para esta pergunta. Isso porque o primeiro modelo a ser montado no país foi o Ford T, no ano de 1919. No entanto, nenhum componente usado na montagem do veículo foi produzido por aqui. Todos eles foram importados por meio de um kit CKD (Complete Knock-Down), no qual apenas as peças eram enviadas, facilitando a importação.

Já o primeiro carro produzido e montado completamente em território brasileiro foi o Romi Isetta, produzido entre 1956 e 1961. Como ele foi o primeiro com produção 100% local, é o próprio que nós iremos considerar o primeiro carro do Brasil. Abaixo, você acompanha toda a história dele, desde o começo de sua produção até o momento em que foi para as ruas.

Veja:

 

História do Romi Isetta

Antes da história do Romi Isetta, o primeiro carro do Brasil, em si, é preciso dar um pequeno contexto histórico. No começo da década de 1950, o país começava a traçar o seu caminho para o tão desejado futuro — nas artes, na arquitetura e na indústria. Acompanhando uma economia que não parava de crescer, a sociedade e os seus costumes também estavam mudando, e tal mudança precisava ser representada em todos os segmentos, sem deixar de fora o automobilístico.

Para se ter uma ideia do tamanho das mudanças, foi nesta década que grandes ações que promoviam o crescimento do país foram criadas, incluindo a Petrobras, o BNDES, o Fundo Nacional de Eletrificação e o Plano Nacional de Rodovias.

Foi em meio a todas essas revoluções que, na pequena cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no estado de São Paulo, as Indústrias Romi S.A. produziram e lançaram o primeiro carro do Brasil, o nosso pequeno pioneiro Romi Isetta. Com uma única porta frontal e o característico formato de gota d’água, o design único do veículo encantou a população da época.

O lançamento do modelo se deu no dia 5 de setembro de 1956, quando a montadora Romi S.A. promoveu um desfile com os primeiros 16 exemplares do veículo. Naquele dia, o Romi Isetta fazia história ao se tornar o primeiro carro do Brasil, o primeiro 100% brasileiro.

 

 

E aí, já conhecia a história do primeiro carro do Brasil? Gostou de saber um pouco mais a respeito do Romi Isetta? Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo o conteúdo da RB Multimarcas, siga-nos no Facebook e no Instagram!