Hoje é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Estabelecida no dia 25 de setembro, a data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que vem ocorrendo e apoiando eventos em todo o país desde a última quarta-feira, dia 18 de setembro.

Neste texto que a RB Multimarcas preparou para você hoje, nós falaremos um pouco mais sobre o Dia Nacional do Trânsito, sua história e sua importância para um trânsito mais seguro. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

 

A história e a importância do Dia Nacional do Trânsito

Tanto a Semana quanto o Dia Nacional do Trânsito foram idealizados e estabelecidos há 22 anos. O ano de 1997 marca a concepção do Código de Trânsito Brasileiro, e as datas foram criadas na mesma época para incentivar a conscientização por parte principalmente dos motoristas, mas também dos pedestres.

Quando consideramos que cerca de 40 mil pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil, fica clara a importância de uma data como esta, assim como dos eventos de conscientização que ela promove. 

Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina revelou que 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada hora no país. Se incluirmos os feridos, o número fica ainda mais chocante: um total de 1 milhão e 600 mil pessoas se feriram em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos.

 

Tema e eventos estabelecidos para este ano

Sempre definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o tema escolhido para reger a Semana este ano foi “No trânsito, o sentido é a vida”. Como todos os órgãos que fazem parte do Sistema Nacional do Trânsito (DETRAN, CETRAN, entre outros) são convocados a participar da Semana, muitos são os eventos distribuídos por todas as capitais do Brasil.

De acordo com o Portal do Trânsito, muitos são os eventos que já aconteceram e ainda irão acontecer em todos os estados brasileiros, incluindo palestras e oficinas que reforçam todos as precauções que devem ser tomadas para a construção de um trânsito seguro. Você pode conferir a programação completa divulgada pelo Portal neste link.

 

Orientações de prudência

Por fim, a RB Multimarcas, sendo também parte da comunidade do trânsito e facilitadora de quem quer adquirir ou trocar de carro, trouxe uma lista com orientações que todos devemos seguir para cultivar um trânsito mais seguro para todas as pessoas. Todos nós devemos ser prudentes e participar do processo de conscientização comum!

Acompanhe abaixo como você pode fazer sua parte:

  • Usando o cinto de segurança;
  • Não utilizando o celular enquanto dirige;
  • Não dirigindo alcoolizado;
  • Respeitando as sinalizações e as regras de trânsito;
  • Respeitando os pedestres;
  • Não ultrapassando os limites de velocidade;
  • Utilizando os faróis e as setas corretamente;
  • Mantendo a manutenção do veículo sempre em dia;
  • entre outras.

 

Para garantir a segurança de todos, é preciso respeitar e ser consciente consigo mesmo e com os outros. Trânsito seguro e sem acidentes é sinônimo de respeito e paciência. A RB Multimarcas deseja um feliz Dia Nacional do Trânsito a todos!

E se você quer receber mais conteúdos assim, não deixe de seguir nossas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram.