Na hora de comprar um carro novo, devemos ter em mente para que finalidade ele será utilizado (trabalho, passeio, família, Uber…), a partir de então, escolher a loja de sua confiança para avaliar o custo-benefício dos modelos e selecionar a melhor opção. Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de comprar um seminovo, já demos dicas de como se planejar para essa troca sem causar transtornos em seu orçamento mensal e já falamos do custo-benefício. Mas você sabe o que deve olhar no carro para ver se está em boas condições de venda?

O que avaliar na hora da compra?

Primeiramente deve ser observado o tipo de carro ideal para seu perfil: sedã, hatch, picape, utilitário, minivan, etc. Você deve considerar também suas necessidades de acordo com seu estilo de vida: se é casado ou solteiro, se vai usar o carro no dia a dia ou só para lazer, se fará muitas viagens com o carro, dentre outros.

Pessoas que pretendem utilizar o carro no dia a dia devem ficar atentas à questão do consumo de combustível e aos itens básicos de conforto, que permitam permanecer muito tempo no carro quando precisarem realizar longos trajetos ou pegarem um trânsito pesado.

Se for o caso de comprar um carro novo para lazer, é necessário atentar para o fato das estradas.

Vai viajar com frequência? Terra ou asfalto? Em casos de estradas de terra, alguns modelos aventureiros com suspensão elevada são suficientes. Mas se for fazer uma trilha é ideal que opte por modelos com recursos mais adequados, como tração 4×4. Para estradas asfaltadas vale lembrar da importância de um bom motor com retomada de velocidade para maior segurança durante ultrapassagens, por exemplo.

Se você transportará poucas pessoas, na maioria das vezes, ou for usar o automóvel sozinho, um compacto te atenderá bem! Mas se for o caso de transportar quatro a cinco pessoas regularmente, você precisará de um modelo maior, como um sedã médio, SUV ou minivan.

É importante na hora de comprar um carro, avaliar também a necessidade do porta-malas e seu tamanho. Um compacto atenderia apenas uma pessoa viajando sozinha ou com, no máximo, um passageiro. Se precisar de mais espaço, terá que avaliar esse quesito.

Outro item a ser observado e que muitos não dão importância na hora e depois passam aperto é o espaço da sua garagem. Se você já sofre para entrar na vaga com um hatch, imagina com um SUV? Nem precisa tentar.

 

O que considerar na hora de comprar um carro
O que considerar na hora de comprar um carro? Imagem Freepik

 

Como escolher o motor?

Existem vários tipos de motores de carro, mas qual é o melhor? Isso vai variar de acordo com a sua necessidade. O motor 1.0 atende àquelas pessoas que não se importam tanto com o desempenho do veículo, mas que priorizam a economia de combustível. O motor 1.4 é o melhor em termos de custo-benefício no mercado hoje, pois ele une de maneira equilibrada a economia de combustível proporcionada pelo 1.0 e a maior potência presente no 1.6. Por sua vez, o motor 1.6 é conhecido por sua bela potência, além de ser mais econômico que os motores 1.8 e 2.0. O 1.6 é o preferido de quem quer potência mas não abre mão da economia. O motor 1.8 tem um melhor desempenho apesar de ser menos econômico, é uma boa escolha para quem gosta de pegar estrada. Por fim, temos o motor 2.0, que possui desempenho e força, mas uma economia baixa de combustível.

Outras dicas

Faça um levantamento da disponibilidade de peças e acessórios, seus valores, dentre outras informações relevantes. Afinal, se seu carro apresentar problemas, você terá que levá-lo para uma manutenção e seria péssimo se você não conseguisse encontrar as peças de reposição necessárias ou que essas lhe custassem quase o preço de um automóvel comum.

 

Planeje! Faça um levantamento de custos mensais que terá com seu carro novo. Não somente da parcela, mas também dos gastos com manutenção, como te ensinamos nos textos anteriores. E cuide para que não faça uma dívida que não poderá pagar no futuro!

 

Siga nossas dicas e realize o sonho do carro novo na RB Multimarcas, uma loja com 27 anos de história, mais de 250 carros em estoque e mais de 15 mil carros vendidos, que garantem a qualidade e seriedade no serviço prestado. Lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José, e em Urubici.