O freio ABS (Anti-lockBraking System) é um sistema de frenagem obrigatório, que tem como objetivo trazer segurança ao veículo. No texto de hoje, você vai saber o que é e como funciona.

O que é o freio ABS?

O freio ABS é um sistema de frenagem, feito para evitar que a roda bloqueie e entre em derrapagem, no momento em que o pedal do freio é pisado mais fortemente. Logo, o freio ABS evita a perda de controle do veículo e traz mais segurança.

O sistema é obrigatório desde 2014, em todos os veículos produzidos e vendidos no Brasil, de acordo com a resolução n° 380 do Contran, de 28 de abril de 2011.

Como funciona o freio ABS?

O sistema do freio ABS é composto por sensores que monitoram a rotação das rodas, comparados com a velocidade do veículo, e que medem a rotação. Esses sensores passam as informações para a unidade de controle do ABS. Se a unidade detectar uma situação em que uma das rodas está para travar, a central irá intervir e será modulada a pressão da frenagem.

O freio ABS possui quatro componentes: quatro sensores de velocidade, um em cada roda; uma bomba hidráulica com fluido de freio; quatro válvulas hidráulicas receptoras do fluído; e um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.

Ao detectar que alguma das quatro rodas está desacelerando de modo incompatível com a desaceleração do veículo, a válvula hidráulica do freio é ativada. Assim, reduz a força da frenagem aplicada e a roda gira mais rapidamente.

Quando a válvula retoma a velocidade, ela insere a pressão para que seja segurada, para assim repetir os dois ciclos do processo em uma frequência de aproximadamente 15 vezes por segundo.

O uso do sistema ABS inclui outras tecnologias como o EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Em conjunto com o ABS, essas tecnologias permitem o aumento no controle da trajetória do veículo, principalmente em situações como frenagens em curvas ou desníveis em pista seca ou molhada.

Quais são os benefícios do freio ABS?

O carro com freio ABS possui várias vantagens. O sistema permite que o veículo não derrape, além de aumentar a estabilidade em situações de frenagens de emergência.

Através do sistema ABS, o motorista terá maior possibilidade de desviar de obstáculos na hora de frear, reduzindo assim a distância de parada em até 30%. Logo, o uso do freio ABS evita acidentes que são ocasionados pela travagem das rodas.

Além disso, o motorista consegue manter o controle na frenagem, já que nos freios ABS existem pastilhas responsáveis por travar o disco de rodas em seu componente de frenagem.

O freio ABS também diminui a extensão de parada, reduz a possibilidade de ocorrer aquaplanagem e diminui o desgaste dos pneus.

Quais são as diferenças entre o freio ABS e o freio sem ABS?

O freio ABS traz mais vantagens do que o freio sem ABS. Diferentemente do freio ABS, no freio sem ABS, as rodas ficam arroladas, o que pode aumentar em 20% o percurso.

Além disso, o travamento no sistema comum é brusco, o que pode acarretar em aquaplanagem nos dias de chuvas e também no desgaste dos pneus.

Diferente do freio comum, o freio com ABS possui um sistema, em que ocorre uma vibração forte e ruído no pedal na frenagem de emergência, no momento em que as rodas estão no limite de travarem. Esta vibração é normal e ocorre pelo fluido no contrafluxo do sistema, vinda pela bomba de recalque ao empurrar o fluido no sentido contrário. Assim, busca a equalização da pressão hidráulica dos freios para evitar o travamento das rodas.

Neste caso, o motorista não deve aliviar a pressão ou a força sobre o pedal, para não comprometer o sistema ABS e nem o aumento da distância da frenagem. O condutor deve pressionar o pedal de freio e manter a pressão com força máxima, já que o ABS não deixará ocorrer o travamento das rodas.

Para realizar uma compra segura com uma equipe qualificada entre em contato conosco! A RB Multimarcas possui mais de 250 veículos em estoque para te atender da melhor forma possível! Venha conhecer uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José, e em Urubici.