Você sabe para que serve o piloto automático? Como ele funciona e quais tipos existem? No texto de hoje você vai entender melhor essa função e quando utilizá-la.

O que é piloto automático?

O cruise control, ou controlador de velocidade de cruzeiro, mais conhecido como piloto automático, é um modo que permite ao condutor controlar a velocidade do seu carro. Ele determina a velocidade máxima que poderá ser atingida pelo carro, ou seja, a velocidade determinada não será ultrapassada.

Como usar o piloto automático?

O piloto automático utiliza sensores e/ou câmeras para identificar a velocidade do carro e sua distância em relação ao veículo da frente, calculando assim a velocidade adequada para que o carro não exceda o valor pré-estabelecido, ou ainda a distância do modelo que trafega à frente, caso exista essa função no veículo.

O sistema é acionado através de comandos geralmente localizados em uma alavanca, como a da seta, por exemplo; ou por botões no volante. Para definir a velocidade máxima basta acelerar o carro até a velocidade pretendida pressionando o botão “set”. Em outros modelos disponíveis, a determinação dessa velocidade pode ser realizada manualmente, movendo a alavanca ou pressionando o botão para cima e para baixo.

Para desligar o sistema pode ser utilizada a alavanca, ou o botão de comando, mas na maioria dos carros ele é desativado automaticamente ao pisar firme no pedal do acelerador, do freio, ou da embreagem em carros com transmissão manual.

Nos casos em que o motorista deseja fazer apenas uma ultrapassagem, o piloto automático é desativado momentaneamente ao pisar no pedal do acelerador, sendo ativado novamente assim que o carro ficar em uma velocidade abaixo da determinada anteriormente. Mas essa função não está disponível em qualquer modelo.

Quando utilizar o piloto automático?

O piloto automático é um grande aliado em estradas, principalmente em locais que o motorista não conheça muito bem e não saiba onde estão localizados os radares. Além disso, manter uma velocidade constante sem que o condutor precise intervir, torna a viagem mais tranquila e também contribui para a economia de combustível.

O limite de velocidade do piloto automático varia de acordo com o modelo do carro. Em alguns modelos não há limite, ou seja, ele funciona do 0 km/h à velocidade máxima alcançada pelo veículo. Em outros modelos ele funciona dentro de uma margem, como 30 km/h e 130 km/h.

Limitador x Regulador

Limitador de velocidade é a função que limita a velocidade máxima que o carro atingirá sem que seja acelerado ou freado. Já o regulador possibilita que a velocidade estabelecida pelo motorista seja constante, acelerando quando necessário para retomar a velocidade selecionada anteriormente. Na maioria dos carros, o limitador e o regulador agem em conjunto, mas em alguns modelos só é possível acionar uma dessas funções.

Está procurando um carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma empresa com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas cinco lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Shopping do Carro, em Itajaí; e em Urubici.