Na hora de comprar um carro, os brasileiros geralmente se preocupam com design, motor e conforto, por exemplo, deixando de lado um fator essencial: a segurança do automóvel. No texto de hoje vamos te mostrar os itens mais importantes que seu veículo deve ter e quais os carros mais seguros do mercado.

Conheça os itens que serão obrigatórios

O primeiro acidente automotivo com vítima fatal que se tem registro aconteceu em 1869, na Irlanda. A partir daí as montadoras começaram a ter mais atenção a essa questão e a segurança dos carros evoluiu muito.

Um teste realizado pelo OnCap, no qual foram usados carros fabricados em 1998 e 2015, mostrou que o risco de morte no caso de veículos mais velhos é 4x maior se comparado aos carros atuais. Para que esse risco fosse reduzido, várias modificações foram realizadas ao longo dos anos nos automóveis, como mudanças na estrutura do veículo e inclusão de itens de segurança. Hoje, muitos desses itens passaram a ser obrigatórios nos carros vendidos no Brasil. Confira a lista:

– Cinto de três pontos e encosto de cabeça: ele sustenta o corpo pelo abdômen e tórax e reduz as fatalidades em 58% nos casos de acidentes. Os itens já são obrigatórios desde 2018. Os carros que já estão em circulação terão até 2020 para se adaptar.

– Luzes diurnas: luzes que se acendem ao dar partida no carro, dando mais visibilidade ao veículo durante o dia. A lâmpada pode ser do tipo led ou halógena. O item será obrigatório a partir de 2021 para novos carros e, a partir de 2023, para os carros já em circulação, que deverão ser adaptados.

– Isofix: o padrão internacional de fixação de cadeirinhas infantis também já é obrigatório desde o ano passado. Mas os carros que já estão em circulação têm até 2020 para se adaptar. É necessário que o equipamento seja instalado em pelo menos um assento.

– Controle de estabilidade: a partir de 2020, o sistema eletrônico que atua de forma independente no freio de cada roda, visando a correção do veículo em casos de perda de aderência dos pneus, também será um item obrigatório para novos modelos de carros ou para aqueles que sofreram grandes mudanças. Além disso, a partir de 2022 ele também será obrigatório para carros e comerciais leves 0km.

Outros itens que já são obrigatórios em todos os carros em circulação no Brasil são: para-choques, faróis, luzes de freio e seta, limpador e lavador de para-brisas, buzina, para-sol, velocímetro, cintos de segurança, refletores traseiros, terceira luz de freio, airbags e freios ABS.

Além disso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) pretende regulamentar outros equipamentos já presentes em carros mais luxuosos, como câmera de ré, alerta de frenagem de emergência, aviso de cintos desatados, alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

Os carros mais seguros do mercado

De acordo com os testes realizados pelo Latin NCap, os carros mais seguros do mercado, produzidos no Brasil, são: VW Golf VII, Toyota Corolla e VW Virtus. Para chegar ao resultado, foram realizados testes de colisão para avaliar o desempenho dos veículos, além de analisar seus equipamentos de proteção.

Os três modelos foram pontuados com a nota máxima de cinco estrelas tanto na segurança para adultos quanto para crianças. A diferenciação que apontou o vencedor consistiu na análise dos diferentes aspectos que renderam os pontos para a obtenção das cinco estrelas.

O Virtus foi o que conseguiu a menor pontuação nesse quesito, ficando para trás. A disputa foi acirrada entre Corolla, que recebeu maior pontuação na segurança para as crianças, e o Golf, que foi o mais bem avaliado em relação à segurança para adultos. Mas juntando as duas pontuações, o Golf acabou se destacando e conquistou o primeiro lugar do ranking dos carros mais seguros produzidos no País.

Quer realizar o sonho do carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas quatro lojas e saia com seu carro novo. Lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.