Você conhece a maior competição de rali das Américas? O Rally dos Sertões terá início esse mês, no dia 24 de agosto, e partirá de Campo Grande (MS). Conheça a história dessa competição e saiba mais sobre o Rally dos Sertões 2019.

História da competição

A história do Rally dos Sertões teve início em 1991, com o Rally São Francisco. O evento que cruzou o País, teve início em Ribeirão Preto (SP), chegando às praias de Maceió (AL), e foi aberto exclusivamente para motos. A competição não teve sequência no ano seguinte, mas, em 1993, foi organizada a primeira edição do Rally dos Sertões, com 34 pilotos inscritos na categoria única, Motos. Naquele ano foram percorridos 3.500 km, de Campos do Jordão (SP) a Natal (RN).

Com o sucesso do evento no ano anterior, em 1994 pilotos estrangeiros se interessaram pela prova, dando início a fase internacional do evento. Com 44 inscritos, naquele ano foram percorridos 4.500 km às margens do rio São Francisco.

Mas foi em 1995 que o evento alavancou de vez, com a participação de estrelas do motociclismo mundial, como o italiano Edi Orioli, vencedor do Dakar, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. Além disso, naquele ano Arilo de Alencar Jr., da Revista 4×4 & Cia, participou da organização e propôs a entrada dos carros. Assim, oito veículos encararam o Sertões 4×4, que teve início no Sul de Minas Gerais, terminando em Natal (RN).

Em 1996 o Rally dos Sertões já era reconhecido como um dos 10 maiores ralis do mundo. Naquele ano, a prova passou a ser produzida pela Dunas Race, e contou com a entrada de entidades oficiais, como a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a CNR (Comissão Nacional de Rally), que ficaram responsáveis pela vistoria técnica do regulamento, checagem de equipamentos e apurações. No ano seguinte, devido ao novo perfil, a iniciativa privada e a mídia passaram a se interessar pela competição, dando mais visibilidade ao evento e conquistando novos apoiadores, como as montadoras Mitsubishi, Land Rover, Suzuki, Kia e Subaru.

A partir de 1998, a competição tomou grandes proporções conquistando cada vez mais patrocinadores e competidores. No ano seguinte, foi criada a categoria Caminhões e, em 2001 foram criados os “Canastras”, equipe que realizava a Ação Ambiental com a coleta de todo o lixo deixado no trajeto pelos participantes.

Em 2004, o evento foi analisado por um comissário da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e passou a fazer parte do calendário Mundial no ano seguinte. Ainda naquele ano a categoria Regularidade teve sua estreia.

O ano de 2005 foi de inovação. Com um circuito marcado por um elevado nível de dificuldade, 161 veículos competiram por mais de 4 mil km. No ano seguinte, a vitória do francês Cyril Despres, na categoria Motos, aumentou ainda mais a visibilidade internacional da prova. E em 2007, na comemoração dos 15 anos do Rally dos Sertões, a competição bateu recorde de competidores estrangeiros, com 27 inscritos dentre as categorias Motos, Carros, Caminhões e Quadriciclos. Além disso, naquele ano a prova fez parte do calendário do Campeonato Mundial para motos, consagrando-se como a segunda maior prova off-road do mundo.

A partir daí a competição não parou de crescer. Sempre inovando roteiros e aumentando a dificuldade das provas, em 2017, a 25ª edição do Rally dos Sertões contou com um roteiro inédito de uma das maiores provas off-road do planeta, tendo início no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e sendo finalizada em Bonito (MS).

Rally dos Sertões 2019

A primeira mudança anunciada para o evento de 2019, é que a competição mudará sua nomenclatura, sendo chamada apenas de “Sertões”.

A prova terá início no dia 24 de agosto, partindo de Campo Grande (MS) e passará por 40 cidades e sete estados brasileiros, sendo finalizada em Aquiraz (CE), no dia 1º de setembro.

O evento contará com oito etapas e terá o maior roteiro da competição desde 2012. Ao todo serão 4.744 km percorridos durante os oito dias de prova. Mas a principal novidade está sendo preparada para 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil, e quando a competição completará 30 anos. Os organizadores prometem um roteiro que cruzará todo o País, passando pelas cinco regiões.

Você também é apaixonado pelo mundo das rodas como nós? Venha conhecer a RB Multimarcas, uma loja com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas cinco lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Vale Auto Shopping, em Itajaí; e em Urubici.