Quando chega o final do ano, junto dele vêm as férias. Para muitas famílias, é a época do ano perfeita para viajar, passar alguns dias em uma cidade diferente e curtir momentos em boa companhia. E, nesses casos, é inevitável pegar a estrada na maioria das vezes. Para garantir que tudo ocorra sem maiores problemas, é altamente recomendado fazer uma revisão de férias.

Se você não sabe exatamente o que isso significa, não se preocupe! Neste texto que a RB Multimarcas preparou para você hoje, nós explicaremos o que é uma revisão de férias, além de mostrar por que fazer uma e o que deve ser verificado. Continue a leitura em seguida e confira!

 

O que é uma revisão de férias?

Como o próprio nome sugere, revisão de férias é o processo de manutenção preventiva que deve ser feito em um veículo antes de pegar a estrada para as férias. Afinal, ninguém quer começar esse período de descanso tendo que acionar um seguro em função de uma peça com mau funcionamento que faz todo o carro parar, certo?

Da mesma forma que qualquer outra revisão — como as que devem ser feitas com 10 mil, 20 mil, 40 mil e 60 mil km rodados —, diversos aspectos do veículo são verificados em uma revisão de férias, incluindo aí o óleo, os filtros, o alinhamento, o balanceamento, os discos e as pastilhas de freio, entre outros.

Essa revisão pode e deve ser feita tanto pelo proprietário do carro (com inspeções visuais, capazes de detectar problemas mais perceptíveis, como nos pneus e nos faróis) quanto por um mecânico de uma oficina de confiança (que avaliará outras questões com mais cuidados e detalhes).

 

Por que fazer uma revisão de férias?

Existem, basicamente, três motivos para se fazer a revisão de férias: segurança e conforto dos passageiros e conservação do veículo. A segurança é, talvez, o motivo mais claro: é somente garantindo-a — com a manutenção de todos os componentes — que acidentes de todos os tipos podem ser evitados com maior eficiência.

Já o conforto, como citamos anteriormente, diz respeito à falta de preocupação. Ter revisões feitas traz a tranquilidade de que nenhum problema relacionado ao mau funcionamento irá ocorrer. As probabilidades de um pneu furar ou do freio ou componentes elétricos falharem são baixíssimas.

Por fim, temos a conservação. A vontade de trocar de carro é algo que acontece de tempos em tempos com todos. Quando for vender seu veículo para fazer a troca, quanto mais bem cuidado ele estiver, maior será o valor de avaliação. E é inegável que uma das formas mais eficientes de conservar um carro é fazendo manutenções constantes, incluindo a revisão de férias.

 

O que deve ser verificado

Para saber o que tanto você quanto o mecânico que fizer a sua revisão devem checar, nós preparamos uma pequena lista dos itens que devem ser verificados. Acompanhe:

 

  • Pneus;
  • Freios;
  • Suspensão;
  • Sistema elétrico;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Itens de segurança (triângulo, macaco hidráulico, etc).

 

 

Entendeu a importância de uma revisão de férias? Antes de sair para aproveitar, não deixe de fazer você também a sua. Boa viagem e boas férias!

Para continuar recebendo conteúdo, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!