Com os avanços tecnológicos, o setor automobilístico procura inovar a cada dia. E as novas tecnologias disponíveis nos veículos parecem trazer carros da ficção para a vida real. Saiba como serão os carros do futuro no texto de hoje.

Como serão os carros do futuro?

Os carros têm mais de 100 anos de história e já passaram por inúmeras mudanças, principalmente no que diz respeito à segurança e ao desempenho. Mas seu funcionamento não sofreu grandes alterações desde que foi inventado. As mudanças esperadas para os carros futuros vão além dessas inovações, graças aos avanços da tecnologia e a revolução digital.

Na verdade não conseguimos saber exatamente como serão os carros daqui uns anos. O que podemos observar é que as montadoras estão investindo tecnologias avançadas de conectividade com outros dispositivos e em inteligência artificial.

Uma das principais mudanças será em relação ao motor do automóvel. Carros híbridos e elétricos, alimentados através de bateria de lítio e combustível são os principais investimentos. Mas, por enquanto, a escassez de redes de abastecimento e o tempo de recarga são fatores que impossibilitam a produção em massa desses modelos.

Outra mudança impactante dos carros será a inteligência. Os carros do futuro passarão a interagir mais com seus ocupantes através da programação de músicas, ajustes dos bancos, sugestões de trajetos, etc, se adequando às preferências do motorista.

Além disso, os carros do futuro auxiliarão na direção através da análise do ambiente externo, condições mecânicas e estado de atenção do motorista, contribuindo assim para uma direção mais segura, diminuindo o risco de acidentes. Eles passarão a reagir com alertas, avisos de correções e até interferência nos volantes e pedais.

Dessa forma os carros terão cada vez mais autonomia, ou seja, suas interações com os ocupantes no futuro serão apenas relativas ao conforto e entretenimento. As demais funções ficarão por conta do computador de bordo, possibilitando que ele rode sem um motorista. Assim ele passará a ser visto mais como serviço do que como um bem, como acontece hoje. Será possível reservar um carro através de um aplicativo e ocupá-lo na hora marcada, evitando o risco de assaltos que se tornou comum no nosso dia a dia.

Um sistema já utilizado em modelos de luxo que futuramente chegarão a outros carros são os HUDs, que projetam informações importantes do painel no pára-brisa. E não para por aí, já estão sendo desenvolvidos equipamentos que, além dessa função, reconhecerão as faixas da pista, obstáculos, curvas, sinalização das vias, facilitando a direção até mesmo em condições com a visibilidade prejudicada. Além disso, os equipamentos mostrarão mapas, informações sobre o clima, alerta de pedestres e ciclistas na via, dentre outras funcionalidades.

Está procurando um carro novo? Venha pra RB Multimarcas, uma empresa com 28 anos de história, mais de 250 carros em estoque, mais de 16 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar nessa escolha! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; Shopping do Carro, em Itajaí; e em Urubici.