O painel do carro possui muitos indicativos além do combustível. Você sabe o que significa cada luz pertencente ao painel? Confira para que servem as luzes do painel do seu carro em nosso texto de hoje!

Entenda as luzes do painel do seu carro

As luzes do painel têm como objetivo alertar o motorista para um possível problema no veículo. Saiba o que elas significam e o que fazer caso acendam:

Combustível: a mais conhecida de todas, essa luz serve para indicar que o carro deve ser abastecido.

Injeção eletrônica: ela acende sempre que ligamos o carro, indicando que o dispositivo está funcionando normalmente. Mas ela deve apagar assim que for dada a partida. Caso não se apague, pode ser sinal de aumento do consumo de combustível e de emissões de gases poluentes.

Pressão do óleo do motor: acende para indicar que o carro está com pouco óleo, ou até mesmo com algum problema na lubrificação do motor.

Freio: se você desengatou o freio de mão e a luz continuou acesa, pode ser sinal de nível baixo de fluído. Vale procurar um mecânico para verificar se há problemas de vazamento.

ABS: essa luz é acionada ao ligar o carro. Caso não se apague, pode ser sinal de problemas no sistema ABS, como mau contato, pastilhas gastas, montagem errada, dentre outros.

– Bateria: indica a existência de problemas com a bateria do carro. Ela pode não estar sendo devidamente carregada. Caso isso aconteça, o carro funcionará mal e a parte elétrica poderá ficar comprometida.

– Alta temperatura: indica superaquecimento do veículo. O carro pode estar com pouca água ou problemas na ventilação. Se essa luz se acender, desligue o carro imediatamente.

– Porta aberta: serve para indicar que alguma porta está aberta.

Cinto de segurança: são acionadas assim que o carro é ligado, apenas para mostrar que você não colocou o acessório.

– Velas: indica que as velas de aquecimento necessitam ser trocadas para continuar garantindo o devido funcionamento do motor.

– Air Bag: quando essa luz se acende, indica que há algum problema com os airbags frontais do carro.

Pisca alerta: deve ser acionada quando há algum problema com seu carro, para alertar os demais motoristas.

Desembaçador de para-brisa: acende apenas para mostrar que a função está ativada.

– Baixa pressão do pneu: indica que o pneu está murcho ou com excesso de pressão, o que pode prejudicar sua segurança. Para evitar esse problema, basta fazer a calibragem correta dos pneus do seu carro.

– Farol de neblina: acende apenas para indicar que você ligou os faróis de neblina do automóvel.

Cores das luzes do painel

Através das luzes que se acendem no painel do seu carro, é possível ter uma ideia do problema com seu veículo.

– Vermelhas e laranjas: indicam que algo não está funcionando como deveria. Nesse caso, é recomendado procurar assistência da seguradora para solucionar o problema.

– Amarelas: são luzes de advertência. Elas indicam que algo está errado. Nesse caso, deve-se procurar um mecânico de sua confiança.

– Verdes ou azuis: são informativas ou indicadoras de direção apenas. Informam se tem porta aberta, alguém sem cinto, que a seta está ligada, ou que o farol está aceso, por exemplo.

Fique sempre atento às luzes do seu carro, pois ele se comunica com você através desse painel. E você pode evitar muitos problemas se entender o que ele está te informando.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente. E se estiver procurando um carro novo, a RB Multimarcas, conta com um estoque com mais de 250 carros. Temos 27 anos de história, mais de 15 mil carros vendidos e uma equipe qualificada para te ajudar a realizar o sonho do carro novo! Conheça uma de nossas quatro lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.