7 cuidados com o carro no verão

cuidados com o carro no verão

Nós estamos a poucos dias do verão, a estação mais esperada do ano de muitas pessoas. Mesmo que o período seja ótimo para a maioria, ele exige cuidados específicos em relação aos carros. As altas temperaturas e outras características da estação podem causar consequências negativas nos veículos. Mais do que nunca, é preciso ter certos cuidados com o carro no verão.

E o texto que nós preparamos na sequência fala exatamente sobre isso. Para garantir que nenhum tipo de problema aconteça com seu automóvel, nós listamos e explicamos 7 cuidados com o carro no verão. Assim, você evita que problemas graves aconteçam.

Continue e confira!

 

7 cuidados com o carro no verão

 

1. Pintura

Locais que sofrem com muitas chuvas de verão, como é o caso da maioria das cidades litorâneas do Brasil, passam por algo que chamamos de grande amplitude térmica. Quando isso acontece, a pintura do carro sofre bastante, podendo ficar manchada ou até mesmo rachada.

Uma boa solução para evitar o problema é encerar o carro com um produto adequado para automóveis. Com ele, a pintura ficará sempre linda e bem conservada.

 

2. Maresia

Maresia é o nome que damos para as gotículas de água salgada formadas pela nebulização da água do mar que são transportadas pelo vento. Como o verão é um período em que as pessoas costumam ir para praias, os carros costumam sofrer com o fenômeno. O grande problema aqui é que ela causa ferrugem.

Para que a lataria do seu carro não enferruje, o ideal mesmo é evitar locais com maresia. No entanto, isso nem sempre é possível. Quando ele ficar muito tempo exposto, verifique as medidas que podem ser tomadas para amenizar os efeitos.

 

3. Bancos

Em dias muito ensolarados, um dos componentes do carro que mais sofrem são os bancos. E, convenhamos, ninguém gosta de deixar o carro estacionado no sol, voltar e ter que sentar em um banco queimando de quente, certo? Além de ser desconfortável, isso ainda causa danos a ele.

O recomendado aqui é usar uma capa para protegê-lo, especialmente em dias de praia. No caso dos bancos de tecido, procure também passar um aspirador uma vez por semana.

 

4. Painéis refletores

Além dos bancos quentes, outro problema relacionado a deixar o carro estacionado debaixo do sol é o fato de que ele se transforma em uma verdadeira estufa. Além disso, o excesso de calor ainda pode causar danos ao painel do veículo.

Um dos cuidados com o carro no verão para amenizar este problema é usar painéis refletores nos parabrisas.

 

5. Ar condicionado

Poucos são os motoristas que não se rendem ao ar condicionado em dias muito quentes. Eles são uma ótima alternativa para aliviar o calor quando apenas os vidros abertos não dão conta.

Com uma utilização maior, aumenta também a necessidade de manutenção. Dependendo do uso, troque o filtro do ar condicionado a cada 20 mil km ou menos.

 

6. Pneus

Este é mais um dos cuidados com o carro no verão que é uma consequência direta das altas temperaturas. Com elas, o asfalto fica muito mais quente que o normal — o que pode prejudicar bastante os pneus.

Normalmente, a calibragem dos pneus deve ser realizada a cada 15 dias, sempre de acordo com as orientações do fabricante. No verão, porém, esse tempo é reduzido, e o dono do veículo deve calibrar seus pneus pelo menos uma vez por semana para evitar problemas.

 

7. Enchentes

As famosas chuvas de verão são um problema sério da estação. Dependendo da quantidade de chuva e da configuração da cidade, as enchentes podem acontecer e trazer sérias consequências para os automóveis.

A recomendação para amenizá-las caso você esteja na rua quando uma enchente ocorrer é apenas passar por trechos alagados se o nível da água não passar a metade dos pneus. Além disso, mantenha sempre a primeira marcha, visto que mudá-la pode fazer a água entrar pelo escapamento.

 

E você, já conhecia esses cuidados com o carro no verão? Seguindo cada um deles, você será capaz de aumentar consideravelmente a vida útil do veículo. Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi

    WhatsApp