Entenda como funciona o rastreamento de carros

rastreamento de carros

Atualmente, vivemos em um mundo com muita violência e constantes riscos de roubos, e os veículos automotivos não fogem dessa realidade. Afinal, quantas vezes você já viu alguma notícia de algum carro que foi arrombado e teve os pertences que nele estavam roubados? Infelizmente, isso é mais comum do que imaginamos. Em um cenário caótico como este, os sistemas de rastreamento de carros surgem como uma ótima opção para reduzir ou então até evitar este tipo de situação.

Mas você tem alguma ideia de como os sistemas de rastreamento de carros funcionam? É fundamental ter um conhecimento mínimo sobre o assunto para poder fazer a escolha mais adequada caso você queira incluir um em seu veículo. Foi pensando exatamente nisso que a RB Multimarcas preparou o conteúdo de hoje!

Na sequência, você poderá ver as principais opções de rastreamento veicular disponíveis no mercado, entender como elas funcionam e ainda acompanhar as 3 principais vantagens do rastreamento de carros. Continue a leitura e confira!

 

Opções de rastreamento de carros e como elas funcionam

Antes de explicarmos as duas opções de rastreamento disponíveis, é preciso destacar que, em ambos os casos, os sinais dos rastreadores são enviados para uma central ou até para celulares e computadores através da internet. A principal diferença de um para o outro é o tipo de sinal enviado.

 

Radiofrequência

E começamos falando dos rastreadores por radiofrequência. Como o próprio nome sugere, sua ação se dá por meio das ondas de rádio. As antenas receptoras do aparelho, o qual vai instalado no carro, capta sinais de rede e os envia no formato de ondas de rádio para a sua central, que, por sua vez, consegue identificar a localização do veículo.

 

GPS

O GPS é a outra maneira de rastreamento. Sistemas que fazem uso dele são muito mais precisos, modernos e também mais utilizados que os de radiofrequência. Aqui, o aparelho é similar a outros equipamentos que contam o GPS: a partir da tecnologia de posicionamento global, ele utiliza uma rede de satélites para enviar os dados exatos da localização atual do veículo para a central de monitoramento.

 

3 vantagens do rastreamento de carros

Depois de entender como funciona o rastreamento veicular, resta saber se o investimento nele realmente vale a pena. As 3 vantagens que trouxemos abaixo mostram que sim:

 

1. Maior segurança

É inegável que um veículo com rastreador pode ser encontrado com muito mais facilidade do que um que não possui no caso de roubos. A eficiência destes dispositivos no combate aos roubos é tanta que, segundo o site Seguro Auto, aproximadamente 98% dos veículos equipados com rastreadores são recuperados.

Além disso, há ainda os possíveis casos de sequestro. Caso um deles aconteça, é possível que a central de monitoramento saiba exatamente onde o veículo está e para onde ele está indo, facilitando muito um resgate.

 

2. Fácil instalação

Diferindo da maioria dos outros acessórios e peças para carros, o rastreador veicular tem a sua instalação facilitada. Basta acoplar o dispositivo em um local onde ele fique escondido e não atrapalhe a ação de outros componentes do veículo e nem tenha a transmissão de sinal dificultada.

Por outro lado, mesmo que seja fácil instalá-lo, é preciso contar com a ajuda de alguém que entenda bem do assunto. Caso contrário, os problemas que citamos podem acontecer e o investimento passar a não valer a pena.

 

3. Investimento reduzido

Por fim, um aspecto que sempre é interesse de todos na hora de adquirir um produto novo: o seu preço. Se você se preocupa com a segurança de seu carro, é muito provável que já tenha pelo menos pesquisado os valores de um seguro, certo? E como você pôde observar, eles não são nem um pouco baratos.

Essa é mais uma das vantagens dos rastreadores: eles oferecem alta segurança por preços baixíssimos se comparados aos de outros métodos.

 

 

E aí, entendeu como funciona o rastreamento de carros? Viu como suas vantagens deixam claro que ele é uma ótima opção de segurança para o seu veículo? Se quiser receber mais conteúdo automotivo, acompanhe a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi