Veja como levar o pet em segurança no carro

levar o pet em segurança

Bem sabemos: ver um cachorrinho tomando vento no carro faz todo mundo sorrir. Mas infelizmente, não é a melhor forma de levá-lo. Além de proibido, pode fazer o motorista levar uma multa. Por isso, falaremos neste texto como levar o pet em segurança no veículo, para que você saiba quais as formas adequadas de transportar o seu animal de estimação.

Por incrível que pareça, transportar o seu pet não é algo tão simples assim. Uma série de pequenos cuidados devem ser levados em conta, para não colocar a vida do seu bichinho em risco, caso haja alguma batida. Dessa forma, você também evita prejuízos.

Existem algumas proibições em relação ao transporte de pets, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É considerado infração média “dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas”, como prevê o artigo 252.

Já no artigo 235, é considerada infração grave “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Isso quer dizer que o seu pet não pode ir com a cabeça para fora da janela ou na caçamba. Por mais divertido que seja para ele, é o tutor quem tem a responsabilidade de garantir a segurança do seu bichinho de estimação.

Como levar o pet em segurança com essas dicas

Gatos

Cada vez mais amados pelos brasileiros, os gatinhos também precisam de cuidados na hora da viagem. Nesse caso, o mais indicado são as caixas de transporte, que já são bem populares e padronizadas.

É necessário que a caixa esteja fixada ou presa no carro, a fim de evitar que os felinos se soltem em caso de acidente. Pois os gatos podem costumam ficar estressados durante o transporte, e se não estiverem na caixa, podem se movimentar dentro do veículo e causar alguma colisão.

As guias de peitoral, apesar de não serem muito utilizadas para os gatinhos, podem ser usadas. Tenha sempre em mente que a caixa pode ficar mais confortável para o seu felino de forma simples. Você pode usar uma toalha ou pano, por exemplo, para cobrir a caixa e evitar que o seu pet veja o ambiente. Pois isso costuma deixá-lo ainda mais estressado.

Cachorro

Queridinho dos brasileiros, os cães lideram com o maior número entre os animais de estimação do país. E existem várias formas de transportá-lo com segurança. Nas lojas de artigos animais, por exemplo, há opções para todos os bolsos.

Você pode usar as guias de peitoral, que são prendidas no cinto de segurança do veículo, pois assim, o seu pet fica seguro em toda a viagem. A guia peitoral vai entre as pernas e barriga do seu bichinho. O que traz mais segurança, caso haja uma freada brusca. Deixe-a bem presa no cinto, para não correr o risco do seu cachorro cair no assoalho do carro.

Há também uma outra opção, que são os assentos, uma espécie de cadeirinha para o seu cão. Elas ficam presas, inclusive, no mesmo ponto de fixação citado acima. Costuma ser mais utilizada para os pets de pequeno porte, pois a cestinha suporta geralmente até 10 quilos.

Aves, répteis e roedores

As aves, répteis e roedores também precisam ser transportados de forma segura no carro. Para eles, existem caixas de transportes especiais, que contribuem para uma viagem tranquila. 

Vale ressaltar que especialistas afirmam que não é indicado utilizar as gaiolas tradicionais de casa para o transporte desses animais, visto que elas podem machucar os bichos devido as suas frechas à medida que o veículo se movimenta.

E então, agora que você já sabe tudo sobre como levar o pet em segurança, poderá deixar o transporte equipado com os acessórios necessários, sem se preocupar com multas ou acidentes.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo nosso conteúdo, não deixe de seguir a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!

Newsletter

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.

    RB Multimarcas © Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados

    Desenvolvido e Otimizado por WEBi