Você quer comprar um carro, mas não sabe qual modelo escolher? Entre SUV, sedan, hatch ou picape, qual é o melhor carro? Se você também tem essa dúvida, no texto de hoje vamos te ajudar a escolher o que mais combina com você.

O que avaliar na hora de escolher o modelo?

Conhecer as características do carro facilita na hora de escolher qual é a melhor opção. Além da aparência e do custo benefício, deve ser avaliada a manutenção, o valor do seguro, entre outros quesitos, mas principalmente qual se adequa mais à sua necessidade. Se você prefere algo mais esportivo, se tem uma família grande ou se prefere mais conforto, existem modelos para cada estilo.

O espaço da garagem e o tamanho do porta-malas também precisam ser avaliados. Além disso, vale lembrar que você não precisa se ater à versão da fábrica e pode escolher itens adicionais, como travas elétricas e ar-condicionado.

Saiba mais sobre cada um dos modelos:

SUV

O modelo SUV, originário do inglês, significa Sport Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo. Originário da Segunda Guerra Mundial, foi fabricado para fins militares e popularizaram-se entre a década de 1990 e 2000.

Inspirado nas picapes e caminhonetes, o SUV designa um tipo de veículo com uma combinação de passeio e off road, unindo as características desses dois tipos de carros: robustez e estilo.

Por ser um modelo espaçoso, que transporta de quatro a cinco pessoas, é ideal para quem possui uma família grande. Ele também serve para aqueles que gostam de pegar a estrada e fazer atividades ao ar livre, já que são altos e têm adaptabilidade a diferentes terrenos. Normalmente possuem tração 4×4, com carroceria e pneus grandes. Porém, alguns modelos mais leves e urbanos não aguentam a troca de terreno, como lugares não asfaltados, por exemplo, então fique atento à sua necessidade.

Os SUVs são ideais também para quem gosta de veículos com porte robusto, mas não dispensa conforto, sofisticação e modernidade. Além disso, os modelos mais atuais estão sendo feitos para a redução do consumo de combustível. O que é muito importante atualmente!

Algumas opções disponíveis no mercado são: Ford Ecosport, Range Rover e Toyota SW4.

Sedan

O modelo Sedan (ou sedã) é popular por ser espaçoso e confortável. É considerado um carro mais comum, do dia a dia.

Para quem deseja viajar com a família e precisa de mais espaço tanto nos bancos traseiros quanto para as bagagens no porta-malas, vale a pena investir em um sedan. Isto porque ele é caracterizado por ter uma carroceria dividida em três partes: o cofre do motor, localizado na frente; a cabine dos passageiros no meio; e o porta-malas, atrás, separado da cabine de passageiros.

O Sedan possui três tipos:

  • Sedan compacto: O mais simples dos três tipos, com menor potência no motor, valor mais acessível e porta-malas mais espaçoso. Honda City, Nissan Versa e Chevrolet Cobalt são algumas opções disponíveis no mercado;
  • Sedan médio: É ideal para famílias, já que possui mais espaço e tem motorização mais potente. Toyota Corolla, Fiat Linea e Volksvagen Jetta são algumas das opções;
  • Sedan grande: Mais caros e completos, maior desempenho, design diferenciado e mais conforto. Em sua maioria, são carros importados, como Audi A4, Ford Fusion e Volvo S60.

Hatch

Modelo mais econômico e popular, o hatch é compacto, divido em duas partes principais: a caixa do motor e cabine dos passageiros, que fica junto ao porta-malas.

Por ter um motor menor e ser mais leve, não gasta tanto combustível e tem um ganho significativo na potência. Por isso, é mais fácil de estacionar e realizar manobras. Entre os modelos estão: Ka, Onix e Sandero.

O modelo hatch está disponível nas versões:

  • Hatch compacto: São mais baratos e mais simples, com motor 1.0 e combustível flex. Por ter pouco espaço interno e porta-malas pequeno, não são modelos indicados para famílias;
  • Hatch esportivo: Médios, confortáveis e espaçosos, possuem motorização entre 1.2 e 1.6, por isso são mais caros;
  • Hatch superior: De categoria premium, traz ainda mais conforto e espaço interno.

Picape

O nome vem do termo em inglês “pick-up”, que significa carregar. Esses carros possuem o capô frontal onde está localizado o motor, a área de passageiros, geralmente para duas pessoas, e a carroceria. Eles são procurados principalmente por aqueles que necessitam transportar mercadorias pesadas, pois tem como principal característica a caçamba traseira descoberta.

Por ser um utilitário, paga-se menos imposto (IPI e IPVA) e são ideais para o uso no trabalho, para prestadores de serviços em geral e no campo. Porém, as picapes caíram no gosto dos brasileiros, que passaram a usar o carro para passeio.

Nos modelos comuns o assento traseiro não existe, mas estão disponíveis no mercado as chamadas cabine dupla. Entre os modelos estão: Fiat Strada, Dodge Ram, Toyota Hilux, entre outros.

Se você ainda está em dúvida de qual carro escolher, venha pra a RB Multimarcas, nós temos mais de 250 veículos em estoque e uma equipe qualificada para te ajudar a definir a opção ideal. Conheça uma de nossas quatro lojas e saia com seu carro novo. Lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis; Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José; e em Urubici.